20/12/2020 às 11h10min - Atualizada em 20/12/2020 às 11h10min

Centro Educacional Conhecer concorreu e foi selecionado ao Prêmio CultLeo II

O Projeto “Tenda De Histórias - Livro: Meu Melhor Amigo” será realizado após o reinício das atividades presenciais.

Sueli Cunha dos Santos Muniz
Centro de Apoio Sócio Afetivo, localizado na Avenida Jehú Pinto de Faria, no bairro Vila Miralda.
O Centro Educacional Conhecer  concorreu ao Prêmio  CultLeo II, promovido pelas secretarias de Cultura e de Educação e Esportes, e foi selecionado com o Projeto “Tenda De Histórias- Livro: Meu Melhor Amigo”, que será desenvolvido em 2021.
 
O Projeto “Tenda De Histórias - Livro: Meu Melhor Amigo” será realizado após o reinício das atividades presenciais, atividades destinadas aos alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Leopoldina/MG, de forma gratuita, conforme o turno mais conveniente para a escola.
 
A programação conta com uma oficina de produção artesanal de livro e contação de história. A contação será encenada pelas professoras do Centro Educacional Conhecer. A atividade, direcionada para crianças a partir de 6 anos, reunirá histórias da literatura clássica onde as personagens ganham um novo jeito de ser, inusitado e humano, despertando questionamentos e uma nova forma de olhar para as leituras infantis.
 
Na sequência, uma atividade inovadora e bastante original será realizada: a oficina de produção de livros artesanais “Cartoneras”. A oficina desenvolverá a confecção de livros feitos pelas mãos dos participantes. Utilizando materiais como papelão, os participantes também darão vida ao livro artesanal escrevendo histórias e vivências, constituindo a literatura da comunidade.
 
O conceito “Cartonera” surgiu na Argentina e no Chile e ganha cada dia mais espaço no mundo editorial, reconhecendo e valorizando esta metodologia social como ferramenta de sucesso no incentivo à leitura em comunidades carentes em toda América Latina. Um dos enfoques do nosso projeto é justamente estimular o gosto pela leitura no público infantil através de ações lúdicas e prazerosas.
 
As crianças terão acesso à literatura e poderão sentir e desenvolver o gosto pela leitura através de atividades lúdicas, educativas e prazerosas. É a descentralização da cultura sendo colocada em prática. No espaço montado, as professoras farão contação de histórias, realizarão a oficina “cartonera “ e levarão cultura e literatura às crianças das escolas da rede municipal de Leopoldina. O projeto busca garantir o acesso de crianças e adolescentes à cultura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »