01/01/2021 às 13h44min - Atualizada em 01/01/2021 às 13h44min

Posse dos vereadores, prefeito e vice aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro

Solenidade ocorreu no Salão Nobre Antonio Sérgio Lima Freire (Serginho do Rock) da Câmara Municipal de Leopoldina, agora presidida por José Augusto Cabral Gonçalves

Texto e fotos de João Gabriel Baía Meneghite
A solenidade de posse dos vereadores, do prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz e vice-prefeito Antonio Carlos Martins Pimentel para o mandato 2021/2024 ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, no Salão Nobre Antonio Sérgio Lima Freire (Serginho do Rock) da Câmara Municipal de Leopoldina. Estiveram presentes os eleitos aos cargos do Poder Executivo e Legislativo leopoldinense, seus familiares e assessores, bem como a imprensa, entre outros. Também contou com a presença do ex-prefeito José Roberto de Oliveira e família.

Em chapa única foi eleito presidente da Câmara o vereador José Augusto Cabral Gonçalves que terá como vice-presidente José do Carmo Fófano Vieira, 1º secretário Gilmar Pimentel e 2º secretário, a senhora Maria Inês Xavier (Inezinha).




A Câmara Municipal de Leopoldina começou o ano de 2021 com 11 novos vereadores e 4 reeleitos: José Augusto Cabral Gonçalves, Ivan Martins Nogueira, Rogério ‘Suíno’ Campos Machado e Valdilúcio Malaquias (Didi da Elétrica). Dos novos 02 já tiveram passagem pelo Poder Legislativo em outras Legislaturas: Edvaldo Franquido Donato do Vale e Rodrigo Junqueira Reis Pimentel. Os novatos são: Bernardo Guedes, Carlos Henrique Mota André, Eliléia da AVAC, José do Carmo Fófano Vieira, Julius Cézar, Alexandre Badaró, Gilmar Pimentel, Marcos Vinicius (Queijinho do Povo) e Maria Inês Xavier (Inezinha).



A Sessão Solene

A Sessão Solene de Instalação da Legislatura caracteriza-se por uma sucessão de atos formais com ritos próprios. O importante é que eles aconteçam numa determinada ordem, de forma a garantir a sua legitimidade. A questão se traduz da seguinte forma: para o vereador exercer o seu mandato de forma legítima; para a Câmara Municipal estar legalmente representada por sua Mesa Diretora; para a legislatura estar oficialmente instalada e para o Poder Executivo ter os seus dirigentes – prefeito e vice-prefeito – em pleno exercício do seu mandato executivo, os seguintes atos têm que acontecer, durante o que se convencionou denominar genericamente de sessão solene de posse: Abertura da sessão; Entrega à Mesa, pelos vereadores, de diploma e declaração de bens; Prestação do compromisso dos vereadores; Posse dos vereadores presentes; Eleição dos membros da Mesa; Posse dos membros da Mesa; Entrega à Mesa, pelo prefeito e vice-prefeito, de diploma e declaração de bens; Prestação do compromisso do prefeito e do vice-prefeito; e finalizando, a posse do prefeito e do vice-prefeito.


O prefeito Pedro Augusto Junqueira assinando o livro de atas, sendo observado pelo seu vice Totonho Pimentel e, agora, ex-prefeito, José Roberto de Oliveira (D).
Pedro Augusto Junqueira Ferraz em seu discurso de posse. Ele fez agradecimentos aos seus familiares e a toda população de Leopoldina. Falou de seus compromissos com os munícipes e condutas que seu governo adotará. 


Posse dos secretários nomeados pelo Executivo

O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz apresentou pedido ao presidente eleito da Câmara Municipal de Leopoldina, José Augusto Cabral Gonçalves, que fosse incluso também na sessão solene a posse dos secretários nomeados pelo Poder Executivo, sendo aceita a solicitação. O ato de assinatura dos nomeados pelo prefeito foi realizado logo após todos os protocolos da Casa Legislativa.

São eles:

Carlos Odilon de Moraes - Chefe de Gabinete;
Luiza Helena Morais Barbosa - Secretária de Assistência Social;
Victor Guilherme Pereira Fernandes - Secretário de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura;
Edimilson Balduino de Macedo - Secretário de Agricultura;
Antonio Felix de Oliveira - Secretário de Serviços Urbanos;
Marcio Vieira Machado - Secretário de Saúde;
Lucia Lopes Horta - Secretária de Educação;
Sarah Dutra Moraes Ferraz - Secretária de Administração;
Ailton Soares Dutra - Secretário de Fazenda;
Sérgio Duarte Benatti - Secretário de Desenvolvimento Econômico;
Michelle Rocha Cortes Hazar - Procuradoria;  
 
Fontes: Câmara Municipal de Leopoldina e Lei Orgânica Municipal

Clique e leia também:

Pedro Augusto diz em discurso de posse que será o prefeito de todos e não apenas de quem votou nele


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »