20/01/2021 às 11h36min - Atualizada em 20/01/2021 às 11h36min

Escola de Piacatuba encerra ano letivo com homenagem e agradecimento às famílias

Gestão da Escola destaca a importância das famílias no processo de garantir educação em meio à pandemia

Enviado por Ana Cristina Miranda Fajardo
Apesar de o ano civil de 2021 já ter começado, as escolas da Rede Estadual de Ensino ainda estão finalizando o ano letivo de 2020. Em função da pandemia do Novo Coronavírus, as escolas fecharam e precisaram adotar o ensino remoto a partir de 18 de maio, o que acabou atrasando o encerramento do ano letivo, que se estenderá até o dia 27 de janeiro de 2021.
 
Na última semana, a equipe responsável pela distribuição dos PETs (Planos de Ensino Tutorado) da Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães seguiu rumo à zona rural e também pelas ruas do distrito não somente para recolher o PET Avaliativo, mas para agradecer.
 
“Ainda estamos em fase de análise do material que foi devolvido periodicamente desde o mês de junho, na segunda recolhida, e ainda não temos um número exato, mas já fizemos um balanço e os resultados que alcançamos são incríveis, levando em consideração o momento que estamos vivendo”, afirma o professor João Paulo Araújo, que é diretor da instituição. Ainda segundo o gestor, “todo esse resultado só está sendo possível porque contamos com a parceria, a paciência e a colaboração de muita gente, em especial das famílias, que assumiram um papel que, muitas das vezes, elas não têm condições de desempenhar, e por isso cabe a nós agradecer!”.
 
A Escola de Piacatuba preparou um pequeno mimo para levar a cada família, seja da zona rural ou do distrito. Uma caixinha com biscoitos em formato de estrelas (a escolha do formato dos biscoitos é em função de outro trabalho que a escola desenvolveu em dezembro) e um cartão com um agradecimento em forma de poesia. “Nosso Obrigado!” é o título que coroou o sentimento de gratidão da Escola por todo o apoio recebido das famílias.
 
A poesia é de autoria de Antonio Marcos Botelho Borges, Subtenente da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, escritor, poeta e amigo da Escola. Segundo Antonio Marcos, a poesia retrata um pouco do que foi vivenciado durante esse período remoto. “Eu tive a oportunidade de poder acompanhar todo o trabalho da Escola de Piacatuba e de poder vivenciar de perto a emoção dessa entrega de material. Isso fez a poesia ter ainda mais significado pra mim e acredito que também para aquelas pessoas às quais ela foi direcionada”, afirma o Subtenente.
 
Do outro lado, também é só agradecimento. Seja ao vivo, seja em vídeo ou através das redes sociais, as famílias receberam o agradecimento demonstrando reciprocidade. Segundo um relato, Agradecer sempre... principalmente quando esse agradecimento é recíproco...onde o carinho, o respeito, o cuidado merecem ser enaltecidos de alguma forma.Vcs são exemplo que vale a pena sonhar por um mundo melhor ...uma escola dos sonhos, para nossos filhos. Mesmo em meio a esse contexto que vivemos, gestos de carinho como esse alegram nossas vidas  Muito obrigada!!!”, postou emocionada uma mãe em uma rede social.
 
A entrega do material de ensino remoto foi realizada mensalmente e envolveu todo o TIME da Escola. Desde o pessoal da cozinha e da limpeza até a gestão da escola, todos estavam envolvidos por um só objetivo: levar educação para todos os alunos em meio a essa pandemia. De acordo com a professora Ana Cristina Fajardo, que participou das entregas, "todo esse processo de doação e de acolhimento nos aproximou ainda mais de cada família e de cada aluno, aumentando o vínculo com a escola e o sentimento de pertencimento”. Já Cida Furtado, também professora da escola e apoiadora na distribuição do material, destaca que “não foi uma tarefa fácil, mas que com o trabalho coletivo foi possível!”. A entrega do material contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina, que disponibilizou o transporte escolar.
 
Para o diretor João Paulo, “estamos começando a encerrar um ano difícil, de muita resiliência e de muitos desafios. Mais do que agradecer às famílias pelo apoio, também queremos retribuir o carinho e o acolhimento com que a Escola foi recebida durante as nove visitas que fizemos a cada família da nossa escola. E que possamos vivenciar dias melhores”, finalizou o diretor.
 
A poesia também foi gravada por todos os funcionários e docentes em um vídeo emocionante:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »