23/01/2021 às 09h35min - Atualizada em 23/01/2021 às 09h35min

Seminário Nossa Senhora Aparecida será reinaugurado nesta segunda-feira, 25 de janeiro

Em decorrência da pandemia covid-19, o evento será restrito aos padres e seminaristas da Diocese de Leopoldina que confirmaram presenças.

Vista aérea do Centro Pastoral Dom Reis onde funcionará o Seminário (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
No dia 25 de janeiro de 2021, dom Edson Oriolo celebra o primeiro aniversário de pastoreio na Diocese de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira. A Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo seu ministério episcopal acontecerá às 09:00, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG).

O momento também será marcado pela bênção e reabertura do seminário, que acolherá os propedeutas que se preparam para o ingresso no seminário maior. Em decorrência da pandemia Covid-19, o evento será restrito aos padres e seminaristas da Diocese de Leopoldina que confirmaram presenças. A Santa Missa será presidida por dom Edson Oriolo e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Leopoldina.

A reabertura do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida foi anunciada em setembro de 2020, após uma reunião do bispo com o Colégio de Consultores. A decisão levou em consideração diversos fatores, como a necessidade de proximidade do bispo com o processo de formação, o investimento de uma identidade para o seminário da Diocese, aproveitando estrutura que foi construída para essa finalidade, com capacidade de 100 residentes, possuindo ainda salão de eventos, refeitório, estacionamento e área de lazer. O seminário funcionará concomitantemente com o Centro Pastoral Dom Reis.

No seminário propedêutico, os jovens candidatos ao ministério presbiteral recebem acompanhamento de um formador para o desenvolvimento de qualidades, aptidões cristãs e humanas, tendo ainda suporte psicológico para o amadurecimento nas dimensões pastoral, intelectual e espiritual.

Passando por esta fase, o vocacionado ingressa no Seminário Maior Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe, localizado em Juiz de Fora (MG), onde frequentam os cursos de filosofia e teologia. Eles também trabalham auxiliando as atividades pastorais nas paróquias, passando por uma série de preparações como candidato ao diaconato e, posteriormente, ao sacerdócio.


Dom Edson Oriolo celebra o primeiro aniversário de pastoreio na Diocese de Leopoldina
(Foto: João Gabriel Baía Meneghite)


Quem será o reitor

O reitor do seminário diocesano Nossa Senhora Aparecida é o padre Alessandro Tavares Alves, que exercia a função de administrador paroquial das paróquias São Sebastião de Volta Grande (MG); Santo Antônio do Distrito de Providência, em Leopoldina (MG) e Nossa Senhora da Conceição, de Estrela Dalva (MG). Atualmente o padre Alessandro é vigário paroquial da Paróquia Sant’Ana de Pirapetinga, além de vigário forâneo da Forania de Além Paraíba (MG).

Ele nasceu no dia 14 de abril de 1989, em Visconde do Rio Branco (MG). Fez os seus primeiros estudos no Colégio Municipal de Rio Branco e  cursou filosofia e teologia no Centro de Ensino Superior (CES) de Juiz de Fora.

Foi ordenado padre no dia 05 de agosto de 2017, na Matriz de São João Batista, em Visconde do Rio Branco, pelo então bispo de Leopoldina, dom José Eudes Campos do Nascimento.

História do Seminário Nossa Senhora Aparecida
 
No dia 28 de março de 1947, a diocese adquiriu a Chácara da Boa Vista em Leopoldina, para construir o Seminário Diocesano, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 27 de novembro de 1947, data essa considerada o marco inicial do Seminário Diocesano. No início de suas atividades, funcionou provisoriamente nas dependências do Ginásio Leopoldinense e na Casa Paroquial do Curato da Catedral de São Sebastião, sendo inaugurado em 1948, como o nome ‘Nossa Senhora Aparecida’, cujo primeiro reitor foi o padre Guilherme de Oliveira, nomeado pelo bispo diocesano, dom Delfim Ribeiro Guedes. No dia 04 de abril de 1949, dom Delfim nomeia como reitor o cônego Pedro Dias Moreira, que permaneceu até 1953, quando o cônego José Ribeiro Leitão assume as atividades. Com a conclusão das obras em 1950, os seminaristas foram transferidos para o prédio definitivo. Em 1954, as atividades foram paralisadas e retomadas em 1957, sob direção de Monsenhor Antônio José Chámel.
 
Entre 1965 e 1970 ocuparam a reitoria os seguintes sacerdotes: Pe. Venício Santos Silva, Pe. Élcio Ferreira, Pe. Pedro Lopes de Lima e, finalmente, o diácono Carlos Alberto Cruz Nogueira. Em 1970, as atividades do Seminário Nossa Senhora Aparecida foram encerradas.
 
Ao longo de sua história, o Seminário Menor da Diocese de Leopoldina foi fechado e reaberto por motivos diversos, entre eles a dificuldade de se manter uma estrutura para abrigar os seminaristas, que recorriam a grandes centros para estudar. Hoje, com o nome de Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, está instalado no município de Muriaé, mas já funcionou em Cataguases, Astolfo Dutra e Visconde do Rio Branco.

O Seminário Maior surgiu da necessidade da Diocese de Leopoldina ter a sua própria casa de formação, pois, em 1988, o Seminário Santo Antônio, localizado em Juiz de Fora (MG), passaria a ser apenas um local de estudos, tendo as dioceses a incumbência de providenciar a moradia e gestão da formação de seus seminaristas.

Dessa forma, o então bispo diocesano, dom Sebastião Roque, decidiu comprar um imóvel em Belo Horizonte, com o objetivo de construir uma residência que abrigaria os seminaristas. Durante o ano de 1989 alguns seminaristas estudaram em Belo Horizonte, residindo num imóvel alugado pela Diocese de Leopoldina, no entanto, outros continuaram seus estudos em Juiz de Fora.

Com a transferência de dom Roque, o Monsenhor Waltencyr Alves Rodrigues foi eleito Administrador Diocesano. Em comum acordo com o Colégio de Consultores, acatou a sugestão da Diocese de assumir a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Juiz de Fora, próximo a uma residência onde os seminaristas ficariam hospedados. O padre David José Reis foi indicado pároco e formador dos seminaristas, que estudavam no Seminário Maior Santo Antônio.

Com a chegada de dom Ricardo Chaves Pinto Filho, em 1990, ficou decidido que os seminaristas estudariam, novamente, em Belo Horizonte, onde foi alugado um apartamento próximo a PUC – Pontifícia Universidade Católica. Mais tarde, a Diocese viria adquirir um novo imóvel. Surge então o nome do novo seminário: Nossa Senhora de Guadalupe, cujo primeiro reitor foi o padre Paulo Arrighi Franco.

Em 1996, dom Ricardo é promovido a arcebispo de Pouso Alegre. O padre José Antônio Alvarez Muniz foi eleito o novo Administrador Diocesano e constatou a resistência de muitos seminaristas de nossa região para morar em Belo Horizonte. Com isso, a maioria do clero decidiu pela transferência do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe para Juiz de Fora, mas apenas no ano de 2000, após a venda do imóvel em Belo Horizonte, a Diocese de Leopoldina conseguiria adquirir seu próprio imóvel, no bairro Grambery, onde foi inaugurada a sua nova casa, tendo como reitor o padre Carlos Roberto Moreira.

Posteriormente, os cursos de filosofia e teologia foram incorporados ao CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora,  hoje, UniAcademia – Centro Universitário, cujas aulas são ministradas na sede do Seminário Santo Antônio. Atualmente, o padre Edmilson Ferreira é o reitor do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.

Fonte> Diocese de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »