13/09/2014 às 22h47min - Atualizada em 13/09/2014 às 22h47min

Gentileza no trânsito de Leopoldina ainda é praticada por poucos

Luiz Otávio Meneghite
Praticar a gentileza no trânsito causa bem estar tanto em condutores como em pedestres.

A enquete que ficou disponível para votação no Jornal Leopoldinense Online no período de 5 a 12 de setembro foi sugerida por uma leitora que quis saber: Quem é mais gentil no trânsito, o homem ou a mulher?

As opções de respostas colocadas à disposição foram: A mulher; O homem; Os dois e Nenhum dos dois. A última alternativa foi a mais votada com 71,8% dos votos vindo em seguida a opção que garante que a mulher é mais gentil no trânsito com 17,9% e em terceiro lugar, o homem, opção que recebeu 9,0% dos votos. A opção: os dois, foi a menos votada,  com 1,3%.

Apesar do resultado amplamente crítico em relação à falta de gentileza no trânsito podemos observar que vem crescendo a olhos vistos uma tendência de mudança no comportamento de condutores, principalmente de automóveis. É muito comum se ver hoje nas ruas de Leopoldina, motoristas, de ambos os sexos, pararem ou diminuírem a velocidade para dar vez aos pedestres.

Ainda que se tenha avançado um pouco na sinalização de trânsito nas ruas de Leopoldina, ainda falta muito para que ela ofereça segurança e tranqüilidade para as pessoas. Desta forma, é positivo observar que a cada dia, mais motoristas estão tomando a iniciativa de oferecer, gentilmente, segurança a quem circula a pé na cidade cujas ruas são estreitas e é cada vez maior o número de veículos rodando por ai. Observa-se,  também, que cresceu muito o número de acidentes, principalmente os que envolvem motociclistas.

Em matéria publicada há poucos dias no jornal Leopoldinense, chamamos a atenção para manifestações de leitores sobre o excesso de intervenções inócuas no trânsito como a construção de rotatórias sem sinalização adequada que trazem insegurança e a falta de travessia de pedestres devidamente sinalizadas em vários cruzamentos onde o movimento de gente é intenso o dia inteiro.

Em outra matéria já publicada na versão online do jornal Leopoldinense, chamamos a atenção para o fato de que, ao contrário do que muita gente acredita, o texto do Código Brasileiro de Trânsito valoriza essencialmente a vida, não o fluxo de veículos. Na redação de seus artigos, percebe-se uma preocupação acima de tudo com a integridade física dos diversos atores do tráfego, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Assim, é importante que veículos e pedestres que dividem o espaço nas ruas e avenidas da cidade possam conviver da melhor maneira possível, evitando situações de estresse e diminuindo os riscos de acidentes, respeitando as regras de trânsito e também praticando o respeito e a gentileza entre todos.

A colaboração mútua entre condutores e pedestres pode ajudar a resolver muitos problemas de trânsito e gestos simples podem fazer toda a diferença. Não basta somente seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro, precisamos praticar as  regras do bom  senso e de urbanidade com algumas atitudes que demonstrem respeito pelas pessoas.

Além disso, devemos estar sempre atentos para não bloquear cruzamentos, evitar freadas bruscas e tentar sempre que possível calcular o tempo que será gasto para chegar a determinado lugar, antecipando a saída a fim de evitar dirigir com pressa, o que faz com que sejamos mais agressivos e negligentes.

Os pedestres também devem fazer a sua parte procurando sempre atravessar a rua na faixa, esperar que o sinal fique vermelho para os veículos e atravessar nas faixas existentes, enquanto não se conserta as que estão se deteriorando com a ação do tempo, torcendo para que o Poder Público corrija os erros recentes e faça o dever de casa, dotando a cidade de uma sinalização que priorize a vida.

Por fim, acreditamos que praticar a gentileza no trânsito causa bem estar tanto em condutores como em pedestres. Ter respeito e consideração pelo próximo ajuda a construir um ambiente mais saudável para todos em nossa cidade. Pense nisso!

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »