01/02/2021 às 11h00min - Atualizada em 01/02/2021 às 11h00min

Vereador Bernardo Guedes apresenta Projeto de Lei para tornar a atividade física essencial

A previsão é que o projeto entre em pauta para discussão por parte dos demais vereadores já nas primeiras reuniões da Câmara Municipal.

Gabriel Fajardo (*)
Vereador Bernardo Guedes
Ciente do momento desafiador enfrentado por toda a população em decorrência da Covid-19, Bernardo Guedes vem se reunindo com vários segmentos da sociedade a fim de apresentar ideias e discutir a realidade de cada um deles. Neste sentido, o vereador apresentou um Projeto de Lei que institui os serviços de academia de ginástica e similares, como pilates, natação, lutas e qualquer atividade ao ar livre como essenciais durante a pandemia.

Além da questão econômica do projeto, que poderá vir a poupar a perda de dezenas de empregos e a falência de várias empresas, a questão da saúde pública também é fundamental. São vários os artigos científicos que comprovam que a prática regular do exercício físico atua como um modulador do sistema imune, de forma a estruturar progressivamente a resposta fisiológica à minimização do dano.

Durante a atividade física, uma série de citocinas pró e anti-inflamatórias são liberadas, há incremento na circulação de linfócitos, assim como no recrutamento celular. Tais efeitos levam ao melhor controle da resposta inflamatória, reduzem os hormônios do estresse, e resultam em menor incidência, intensidade de sintomas e mortalidade frente a ocorrência de infecções virais, especialmente as respiratórias.

Sendo assim, Bernardo acredita que a proibição da prática de uma atividade física na verdade estará deixando a pessoa mais vulnerável ao vírus do que se ela estiver praticando uma modalidade esportiva obedecendo às medidas sanitárias. Logo, incidirá na diminuição da imunidade, e consequentemente da saúde da população em geral.

A previsão é que o projeto entre em pauta para discussão por parte dos demais vereadores já nas primeiras reuniões da Câmara Municipal. As sessões ordinárias da semana estão marcadas para os dias 1 e 2 de fevereiro, respectivamente hoje e amanhã.

(*) Assessoria Parlamentar e de Imprensa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »