02/02/2021 às 18h12min - Atualizada em 02/02/2021 às 18h12min

Energisa lança a fintech Voltz de olho nas 20 milhões de pessoas atendidas por suas distribuidoras de energia

Solução de inclusão digital e financeira está disponível para clientes e não-clientes do Grupo; Conta digital oferece serviços para pessoas físicas e empresas e meta são 5 milhões de clientes até 2025.

Comunicação Social Energisa
A estratégia de transformação digital do Grupo Energisa está avançando. Lançada no final do mês de janeiro, a fintech Voltz oferece conta digital acessível, serviços financeiros e facilidades para qualquer pessoa. Com estimativa de 5 milhões de clientes até 2025, o foco é a população desbancarizada e mal bancarizada – ou seja, quem ainda está fora do sistema bancário ou raramente usa estes serviços por ser mal atendido pelas instituições convencionais. “Um dos nossos ativos é contar com a proximidade da população para apresentar soluções que facilitem o dia a dia. A digitalização de serviços financeiros é fundamental para otimizar o tempo dos clientes e tornar suas vidas mais ágeis”, conta Daniel Orlean, co-CEO da empresa.
 
“A Voltz é fruto do nosso espírito pioneiro, da experimentação e do DNA de ser inovador, que é muito direcionado para suas habilidades no setor elétrico em prol da qualidade, eficiência operacional e resultados. Mas que agora quer ir além de vender luz”, explica Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa. “A nossa fintech quer ser mais que uma provedora de contas digitais já existentes. Ela está acoplada em um ecossistema na plataforma do Grupo, que auxiliará tremendamente no seu desenvolvimento”, completa.
 
E a história da primeira fintech do Grupo Energisa começa também em Cataguases. “Há quase 116 anos, três empresários fundaram uma companhia de energia elétrica pioneira na cidade. Essa companhia é hoje uma das maiores do setor no país. Os elementos desta história são parecidos com os das startups: empreendedorismo, tecnologia e uma vontade grande de mudar o mundo. Estamos honrando esta trajetória de inovação com o lançamento da Voltz nessa mesma cidade”, destaca Botelho.
 
A operação da Voltz se inicia com a conta digital para pessoas físicas e jurídicas e, nos próximos seis meses, vai ampliar a oferta de serviços como cartão de crédito e débito (virtual e físico), crédito (inclusive consignado), antecipação de salários e recebíveis, pagamento de contas e seguros e assistência. “Dispomos de soluções atrativas, sejam para quem é ou não cliente da Energisa, e a empreendedores que veem a digitalização como aliada nos negócios”, afirma Tiago Compagnoni, o outro co-CEO.
 
Com a adesão ao Pix, clientes da Energisa podem, por exemplo, pagar as faturas de energia de forma segura, prática e rápida pelo aplicativo Voltz. Como medida de incentivo, também serão realizados sorteios e a implementação de um programa de cashback. Já as empresas podem realizar e antecipar seus recebimentos pela conta digital.
 
A Voltz é a primeira startup do Grupo que surge do processo interno de venture building, ou seja, é uma empresa gestada de dentro da companhia, mas que não segue as regras do negócio convencional, resguarda sua autonomia e cultura própria.  Ela faz parte da estratégia da Energisa, que busca novas áreas de crescimento acelerado, ao mesmo tempo que introduz mais a inovação e experimentação no seu negócio principal. Nos últimos dois anos, o Grupo intensificou investimentos para estreitar o relacionamento com clientes e conhecer melhor a jornada de seus diferentes públicos. A empresa leva energia elétrica a mais de 20 milhões de pessoas em 11 estados nas cinco regiões do país, cobrindo áreas com características bem diversificadas.
 
Para entender essa realidade, a Energisa realizou uma ampla pesquisa qualitativa deste “Brasil profundo”. A Voltz surgiu justamente como uma solução para as questões identificadas neste levantamento. Entrevistas presenciais foram realizadas com mais de 800 clientes de capitais, cidades grandes do interior e pequenos municípios, com renda de até quatro salários mínimos, que utilizam TV, rádio e internet, que possuem smartphones simples e utilizam WhatsApp, Facebook e poucos aplicativos. Foram selecionados consumidores que compram com dinheiro e cartões de débito, e que pagam contas em casas lotéricas ou correspondentes bancários.
 
O objetivo foi entender o perfil de consumo desses clientes e identificar quais seriam as possíveis barreiras ao pagamento digital, como falta de confiança, segurança da rede e o desconhecimento. “Descobrimos que os clientes já entendem que o digital é um caminho sem volta e, para seguir evoluindo no uso de tecnologias, valorizam ajudas externas, como a experiência de conhecidos, orientação, capacitação e códigos que reforcem a segurança, ponto tido como prioritário”, explica Orlean.
 
“Os números revelam que os clientes estão dispostos a aderir às novas tecnologias, e isso indica que a Voltz tem um expressivo horizonte de crescimento em nossas áreas de concessão, criando sinergias com os demais negócios da Energisa”, afirma Compagnoni.
 
Sobre a Energisa
 
Com 115 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita líquida anual de R$ 16,9 bilhões (ano 2019), o Grupo atende a 8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de aproximadamente 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20,5 mil empregos diretos e indiretos.
 
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e soluções em energias renováveis (Alsol) e agora, a fintech Voltz.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »