12/02/2021 às 22h48min - Atualizada em 12/02/2021 às 22h48min

Nascente incubadora de empresas continua processo de reposicionamento

Iniciativa da Instituição busca apoiar o desenvolvimento de negócios de impacto social e ambiental.

Enviado por Rodrigo Sales
O Professor Rodrigo Sales da Nascente Incubadora de Empresas do Cefet Leopoldina
A Nascente, Incubadora de Negócios de Impacto de Base Tecnológica do CEFET-MG, continua em 2021 o seu processo de reposicionamento. O objetivo da incubadora é apoiar o desenvolvimento de negócios de impacto social e/ou ambiental inovadores, cuja base científica e tecnológica esteja integrada às áreas de atuação e competências de cada campus do CEFET-MG.

Como explica Silvana Alves, coordenadora do núcleo incubador da Nascente em Belo Horizonte, a incubadora está passando por um momento de revisão de seus processos e documentos, balizado pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), pela Política de Inovação do CEFET-MG (aprovada pelo Conselho Diretor em 2018) e pela temática de negócios de impacto.

Para as ações desse reposicionamento, a Nascente está contando com o auxílio da Wylinka, organização sem fins lucrativos, que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo. “Com a contratação desta consultoria, espera-se obter como resultado uma metodologia para o programa de desenvolvimento e acompanhamento de negócios de impacto social e/ou ambiental de base tecnológica”, explica Silvana. “Essa metodologia contribuirá para o desenvolvimento de empreendimentos mais qualificados”. A contratação da Wylinka foi possibilitada com recursos obtidos por meio da aprovação da Nascente em edital de fomento da Fapemig. Este edital também permitiu a contratação de oito bolsistas, além de mais três bolsistas contratados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional do CEFET-MG (PRODEP).

Entre as ações já realizadas, estão o fortalecimento de parcerias com atores como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Rede Mineira de Inovação (RMI), Fundação Cefetminas (FCM), além da própria Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG (DEDC) e seus programas de extensão. A incubadora também aprovou, em 2020, o seu Regimento Interno e prepara, para breve, o lançamento de um edital de seleção para empreendimentos em fluxo contínuo e edital de seleção de profissionais para serem mentores dos empreendimentos selecionados.

“As equipes dos Núcleos Incubadores estão com boas perspectivas sobre este processo de reposicionamento e acreditam ser uma oportunidade para a qualificação dos serviços prestados aos empreendimentos incubados, bem como para a ampliação do número de empreendimentos apoiados”, conta Silvana. “A efetiva participação da entidade mantenedora da Nascente, o CEFET-MG, e das instituições que apoiam as incubadoras será fundamental também para a concretização desse processo e para o alcance dos resultados almejados”.

Conheça a Nascente.

 Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »