05/03/2021 às 21h44min - Atualizada em 05/03/2021 às 21h44min

Leopoldina firma acordo com entidades para castrações de 280 cães e gatos

Cooperação vai propiciar a vinda do Castramóvel a Leopoldina no período de 9 a 12 de março de 2021.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Castramóvel em Juiz de Fora (Divulgação PJF)
Um acordo de cooperação celebrado entre o Município de Leopoldina, a AJUDA- Aliança Juizforana Pela Defesa dos Animais e a AVAC - Associação dos Valentes Amigos dos Cães, vai propiciar a castração de cães e gatos em Leopoldina no período de 9 a 12 de março de 2021, iniciando-se às 08:00 horas da manhã.

O termo de acordo assinado tem por objeto a execução pela Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais de castração de animais com o ônibus Castramóvel - Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde – UMEES, em Leopoldina.

Assinaram o documento o Prefeito de Leopoldina Pedro Augusto Junqueira Ferraz, o Secretário Municipal de Saúde Márcio Vieira Machado, o Representante da OSC/AJUDA Heloyr Livingstone Barreiros Fortunato e a Presidente da AVAC Gabriela Vidal Pereira.

O Termo de Acordo foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros nesta sexta-feira, 5 de março de 2021 amparado na Lei Estadual 21.970, de 15 de janeiro de 2016 que dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos, segundo o qual compete ao município com o apoio do Estado implementar ações que promovam: a proteção, a prevenção e a punição de maus-tratos e de abandono de cães e gatos; a identificação e o controle populacional de cães e gatos e a conscientização de sociedade sobre a importância da proteção, da identificação e do controle populacional cães e gatos.

Segundo o ato assinado serão castrados um total de 280 animais, entre cães e gatos, previamente agendados, sendo que serão 70 esterilizações por dia, durante 4 dias, divididas em felinos fêmeas, felinos machos, caninos fêmeas e caninos machos, previamente cadastrados.

A AVAC - ASSOCIAÇÃO DOS VALENTES AMIGOS DOS CÃES ficou responsável por selecionar animais com idade entre 6 meses e 7 anos, sendo que cadelas e gatas no cio podem ser castradas. Os animais selecionados deverão estar em boas condições de saúde, que serão atestados pelos veterinários da OSC/AJUDA. Os animais castrados caninos e felinos fêmeas sairão com roupa pós-cirúrgica e os machos usarão colares elizabetanos fornecidos pelos tutores.

Fonte: Edição 2960, de 05/03/202, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »