08/03/2021 às 18h20min - Atualizada em 08/03/2021 às 18h20min

Leopoldina poderá ganhar Arquivo Histórico Municipal

Sua criação visa organizar, preservar e difundir o patrimônio documental, garantindo o acesso público como fonte de pesquisa e produção de conhecimento.

Arquivo da Câmara Municipal de Leopoldina
Preservar a história do Município. Esse é o objetivo de uma parceria que está sendo criada entre a Câmara Municipal de Leopoldina e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Cultura. A primeira reunião para tratar desse tema ocorreu no Centro Cultural Mauro de Almeida, no dia 12 de fevereiro de 2021.

Nas tratativas iniciais, José Augusto Cabral, Presidente da Câmara, Victor Guilherme Pereira Fernandes, Secretário Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, e Sarom de Oliveira Durães, Superintendente de Desenvolvimento Artístico e Cultural, discutiram alternativas eficientes para localizar e proteger os documentos históricos do município.

O vereador explicou que a Câmara Municipal possui um patrimônio documental de grande valor, cujo processo de digitalização deverá ocorrer em parceria com a UEMG. Segundo ele, todo esse material está guardado no arquivo da Câmara e a intenção da atual Mesa Diretora é criar um memorial histórico para preservação e apresentação desse acervo, composto por documentos e ofícios das mais variadas décadas.

Durante o encontro, as conversas evoluíram e foi sugerida a criação de um Arquivo Histórico Municipal, composto por materiais da Prefeitura, da Câmara e do Fórum. No dia 04 de março, os representantes da SECULTUR estiveram na sede do Legislativo, conhecendo o arquivo e constatando a importância desses documentos para a história de Leopoldina.

Ao final, Victor Guilherme afirmou que a restruturação do arquivo municipal vai se tornando uma realidade graças ao trabalho em conjunto entre Executivo e Legislativo. Em sua avaliação, a parceria resultará no recolhimento de documentos históricos, para garantir sua preservação e acesso público, como fonte de pesquisa e produção de conhecimento.

José Augusto Cabral enfatizou que estes arquivos representam um patrimônio único, precioso e insubstituível, além de contribuírem diretamente com a democracia e com a história política de nossa cidade.

Fonte> Porta da Câmara Municipal  de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »