16/09/2014 às 15h20min - Atualizada em 16/09/2014 às 15h20min

A praça é do povo?

Apelo público ao prefeito José Roberto

Praça Washington Andries, no Bairro Bela Vista

Imagine se o amigo leitor, num merecido dia de lazer, resolve passear com sua família na Praça Félix Martins. Lá chegando, entre surpreso e perplexo, se depare com uma construção que obstrua seu caminho e o impossibilite de usufruir plenamente do generoso espaço físico ofertado pela agora antiga praça. Agora imagine a mesma cena na Praça da Bandeira e na praça conhecida popularmente como “Meia Laranja”.

Certamente que os moradores residentes nas imediações dessas praças e provavelmente todos os moradores de nossa cidade se indignariam e levantariam suas vozes num justo protesto contra tais construções, que descaracterizariam esses logradouros e os impediria de cumprir plenamente suas funções de recreação e lazer dos munícipes. Pois esta cena está prestes a ocorrer na Praça Washington Andries, no Bairro Bela Vista.

Pelas informações ainda incompletas que temos, a prefeitura tem um projeto de construir naquela praça uma unidade básica de saúde. Não temos absolutamente nada contra a construção de obras que abriguem serviços de saúde públicos. Temos consciência de sua necessidade e relevância quando atendem de forma eficiente e adequada os usuários.

O problema é o local escolhido e a forma como está se pretendendo realizar esta obra. Quanto ao local, trata-se praticamente de uma das únicas praças existentes em todo nosso bairro, já carente de equipamentos públicos que sirvam à coletividade. Esta praça necessita sim de obras, mas obra que revitalize seu espaço que anda bastante degradado. Ainda assim ali pulsa a alegria e a vivacidade das crianças e dos jovens que cotidianamente a frequentam com suas brincadeiras e práticas desportivas, é local escolhido por muitos casais enamorados pra desfrutarem momentos românticos, ponto de encontro dos moradores pra jogarem conversa fora, palco de inúmeros e diversos festejos populares etc.

Quanto à forma, entendemos que um projeto dessa natureza, que irá interferir num espaço público tão importante de uso comum do povo, por melhor que seja a boa intenção, não pode ser decidido unicamente dentro de gabinetes, por técnicos estranhos à realidade local, sem a participação ativa e efetiva da comunidade que será atingida.

Tal decisão não pode ficar apenas sob o poder discricionário do prefeito, mas compartilhada com os moradores. A comunidade precisa ser consultada sobre esta questão, chamada a opinar sobre a relevância e necessidade dessa obra naquele local. Até para que o gestor público, no caso o prefeito, exponha para a comunidade as razões que o levaram a optar por aquele local e não por outro. E assim, neste confronto de ideias, chegarmos a uma solução que seja razoável para todos. É isso o que diferencia uma administração pública que preze pelo respeito aos cidadãos.  É isso o que exige a democracia.

Neste sentido, fazemos este apelo público ao Excelentíssimo Senhor Prefeito José Roberto para que antes de iniciar tal obra dialogue com os moradores do Bairro Bela Vista, ouça nossa opinião e somente depois, de forma participativa e democrática, decida construir ou não uma unidade de saúde ou qualquer outra obra pública na Praça Washington Andries.

Igualmente conclamamos todos os vereadores e demais agentes políticos a nos auxiliarem neste processo de diálogo necessário em relação a esta questão. A Associação de Moradores do Bairro Bela Vista se coloca à disposição do Senhor prefeito para a intermediação junto à comunidade desse diálogo. E esperamos que o bom senso, a cidadania e a democracia, ao final, prevaleçam.

Manoel Ademir dos Santos – Presidente da Associação Moradores Bairro Bela Vista

Wagno da Rocha Antunes – Secretário da Associação Moradores Bairro Bela Vista


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »