17/09/2014 às 07h40min - Atualizada em 17/09/2014 às 07h40min

Três cursos do IF Sudeste MG recebem selo de melhores do país

IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba.

Os cursos de Administração, Agronomia e Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus Rio Pomba receberam três estrelas na avaliação do Guia do Estudante (GE) 2014. O resultado foi informado à assessoria de comunicação do Instituto, mas o lançamento da edição oficial do manual está previsto para 11 de outubro.

Em sua 24ª edição, o Guia do Estudante Profissões e Vestibular 2014 mediu a qualidade de 12,3 mil graduações e apontou os melhores cursos do Brasil em diferentes áreas. O GE faz a avaliação considerando quatro critérios: ter titulação de bacharelado; data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2012; ser presencial; ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo. Não são consideradas as habilitações, o Guia do Estudante avalia o curso como um todo, considerando apenas um curso por município de cada instituição.

A avaliação é dividida em etapas, iniciando-se pela coleta de dados fornecidos pelos coordenadores dos cursos, que depois é enviada ao GE e repassada aos pareceristas, os quais dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar”. Cada curso recebe notas de, no mínimo, 6 pareceristas. Os responsáveis por avaliar são coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores.

O coordenador do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Maurício Henriques Louzada Silva, reforça a importância de o curso estar figurando na lista divulgada anualmente. “Diversos estudantes de fora de nossa região que vieram estudar aqui souberam de nosso curso por meio do GE”.

Além da edição impressa, o manual também ficará disponível na internet no site guiadoestudante.abril.com.br.

Seleção 2015

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2015 do IF Sudeste MG, com quase 3 mil vagas em cursos técnicos presenciais, graduação, pós-graduação e especialização técnica, nos câmpus de Bom Sucesso, Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. 

Os editais de seleção, contendo todas as informações sobre a seleção, estão disponíveis no site: copese.ifsudestemg.edu.br . Os candidatos poderão se inscrever online, mediante pagamento da taxa que varia de R$ 25 a R$ 60, de acordo com a modalidade escolhida. Candidatos contemplados com isenção de taxa também deverão efetivar a inscrição durante o período.

O IF Sudeste MG vai ofertar quatro novos cursos em 2015: Engenharia Metalúrgica, no Campus Juiz de Fora; Licenciatura em Educação Física, no Campus Rio Pomba; além dos técnicos integrados em Mecânica e Manutenção Metroferroviária, no Campus Santos Dumont. A modalidade integrada é inédita nesta unidade e consiste na oferta do curso profissionalizante e Ensino Médio juntos.

Outra novidade é que a seleção para os cursos técnicos a distância (EaD) será feita por meio de sorteio, ou seja, os interessados não precisarão fazer prova objetiva para se candidatar a uma vaga. A inscrição será gratuita e feita pela internet, no período de 3 de novembro a 11 de janeiro de 2015. O edital será lançado no mês de outubro, com 2900 vagas distribuídas em 24 cidades-polo. O sorteio será presencial e está marcado para 8 de fevereiro de 2015. 

 

Fonte:Vanessa/Assessoria de Comunicação | Reitoria

Sede II - Rua Delfim Moreira, 285 - Granbery - CEP 36010-570 - Juiz de Fora - MG

Telefone: (32) 3216-2611

www.ifsudestemg.edu.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »