12/04/2021 às 16h30min - Atualizada em 12/04/2021 às 16h30min

Coordenadores e equipes do Parlamento Jovem Minas participam de curso

Objetivo da atividade é tratar de metodologias que potencializem as aulas remotas em função da pandemia.

O primeiro encontro pelo Zoom foi realizado na última sexta-feira (9) - Foto:Reprodução

Experimentar e avaliar ferramentas e metodologias que possam potencializar as aulas remotas, sobretudo, nesse contexto imposto pela pandemia de Covid-19. Esse é um dos objetivos do curso virtual Ferramentas de Ensino para Atividades Remotas no Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) que está disponível na plataforma de ensino a distância da Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Coordenadores do projeto de educação para cidadania e equipes da ELE e da PUC Minas já estão acessando o conteúdo, que ficará no ar até 4 de maioAlém das atividades individuais, o curso, que tem carga horária de 16 horas, conta com encontros simultâneos pela plataforma Zoom.

O primeiro deles foi realizado na última sexta-feira (9/3/21). Nesta sexta (16), haverá outra atividade desse tipo. O último será no dia 23 de abril. Esses encontros ocorrem sempre das 10 às 11h30.

Conteúdo - A partir do curso disponível na plataforma, os participantes aprendem, por exemplo, as funções básicas do Padlet, ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar estudos, rotinas de trabalho e cronogramas que podem ser compartilhados com outros usuários.

Também conhecem um pouco mais da metodologia Webquest, que visa dimensionar usos educacionais da web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Por fim, estudam ferramentas de “gamificação” no ensino para tornar mais atrativas as atividades do PJ Minas.

A professora da atividade é a pedagoga Patrícia Ferreira Alves, especialista em Gestão e Tecnologia da Informação e mestre em Educação Tecnológica.

Para coordenadores, atividade contribui para desenvolvimento do projeto na pandemia

Segundo a coordenadora do PJ Minas em Belo Horizonte, Edelways Campos de Faria, a pandemia trouxe desafios como a necessidade de implementar novos métodos de ensino e de motivar os estudantes ao debate e à construção do pensamento crítico nesse contexto.

“O curso de atividades remotas veio, no meu ponto de vista, num momento excelente, para nos ajudar nessa difícil tarefa com os jovens e estou muito feliz porque, no primeiro dia de curso, nos foi apresentado o Padlet. Já tive inúmeras ideias e fiquei realmente animada com as novas possibilidades”, relatou.

Claudinei dos Santos Lima, coordenador do PJ Minas em Matias Barbosa e do polo Zona da Mata I, também avalia o curso como positivo. “A atividade está em sintonia com a necessidade desse tempo de pandemia. De forma criativa e precisa, vai contribuir para o desenvolvimento do projeto e da temática do meio ambiente com os alunos”, destacou.

Materiais – Os coordenadores do projeto nas 123 câmaras municipais participantes desta edição do PJ Minas também podem acessar materiais disponíveis na página do projeto no Portal da Assembleia.

Na aba Kit de Comunicação, encontram um conjunto de peças e documentos para facilitar o trabalho de divulgação, mobilização e relacionamento com os públicos do PJ Minas como vídeos, spots para rádios, modelo de release e divulgação/mobilização pelo WhatsApp, além de peças para materiais gráficos voltados à impressão e ao uso na web.

Alunos movimentam as redes sociais

Em tempos de pandemia e de isolamento, as redes sociais continuam a ser uma importante ferramenta para manter os jovens conectados e para aumentar a interação entre as diversas cidades participantes do PJ Minas.

A estudante de Viçosa (Zona da Mata) Amanda Barbosa é uma dessas jovens que têm interagido por meio das páginas do projeto no Facebook e no Instagram. Em postagem do último dia 26 de março, ela deu um depoimento sobre sua participação no projeto.  

“Apesar de vivermos esse momento difícil e singular, o PJ vem desempenhando um papel expressivo na vida de todos os envolvidos e, principalmente, na minha. Meu primeiro contato se deu na pandemia, por isso não tive oportunidade de presenciá-lo. Isso foi significativo na minha inserção tardia no PJ. Com o passar do tempo, me familiarizei e hoje percebo que parte da construção do meu senso crítico e empático é correspondente aos efeitos do projeto”, contou.

Fonte: Assembléia Legislativa de Minas Gerais


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