18/04/2021 às 10h02min - Atualizada em 18/04/2021 às 10h02min

Postos de saúde de Leopoldina já estão vacinando contra a gripe

As doses contra a gripe são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades da saúde do município.

Marcus Ferreira(Agência Minas)
Os postos de saúde de Leopoldina já estão recebendo a população habilitada a se vacinar contra a gripe comum (influenza). A imunização teve início na segunda-feira,12 de abril e segue até 9 de julho.

A primeira fase da campanha contra a gripe tem como público-alvo crianças com idade a partir de 6 meses e menores que 6 anos; gestantes e puérperas (mães no período pós-parto); e trabalhadores da saúde.

“A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está preparada para mais uma campanha de imunização.

A vacinação contra a gripe ocorre simultaneamente à da covid-19. Nosso planejamento está sendo bem feito e as ações são assertivas. Estamos trabalhando para acertar na distribuição das doses. Nossa população pode ficar tranquila”,
disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

A vacina contra a influenza é trivalente, com proteção contra três cepas: H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria. Depois de vacinadas, as pessoas levam de 10 a 15 dias para criar anticorpos.

"É muito importante se vacinar contra a gripe, principalmente este ano. As doenças podem ser parecidas, o que leva a uma dificuldade de diagnóstico", alerta o secretário Municipal de Saúde, Márcio Machado.

Ainda segundo o secretário, outro motivo para se vacinar contra a doença é evitar casos mais graves, uma vez que os serviços públicos hospitalares já estão superlotados para o tratamento do novo coronavírus.

Coronavírus/Influenza - A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a  realização da vacinação contra a covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina contra o coronavírus para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a covid.

Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando-se intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3449-2400 ou procurar um agente de saúde no seu bairro.

Estrutura - As doses contra a gripe são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades da saúde do município.

É importante levar os cartões do SUS e de vacinação (nos postos de saúde onde se realiza a vacina de covid-19, a imunização será realizada somente após às 14h).

Primeira etapa (12/04 a 10/05):

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores de saúde
- Povos indígenas

Segunda etapa (11/05 a 08/06):

- Idosos com 60 anos ou mais
- Professores das escolas públicas e privadas

Terceira etapa (09/06 a 09/07):

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Forças de segurança e salvamento
- Forças Armadas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade

Fonte> Portal da Prefeitura Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »