24/04/2021 às 10h54min - Atualizada em 24/04/2021 às 10h54min

Óbitos na Casa de Caridade Leopoldinense durante a pandemia totalizam 169 até 20 de abril

Número pode assustar, mas se refere não só a pacientes de Leopoldina vítimas da Covid-19, mas também de outras cidades.

Luiz Otávio Meneghite
Até 20 de abril 169 pacientes morreram por Covid na CCL
Desde o início da pandemia da Covid-19 o Jornal Leopoldinense vem publicando diariamente as informações contidas em dois boletins epidemiológicos sendo um deles elaborados pela Comissão de Enfrentamento, Prevenção e Acompanhamento da Ameaça da Covid-19 do Município de Leopoldina, criada no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e outro elaborado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Casa de Caridade Leopoldinense.
 
O boletim da Secretaria Municipal de Saúde contém dados mais pormenorizados sobre a situação no decorrer de toda a pandemia desde o seu início, enquanto o boletim da Casa de Caridade Leopoldinense fornece apenas os dados diários, porém sem mencionar os óbitos ocorridos naquele nosocômio.
 
O último boletim fornecido pela Comissão de Enfrentamento, Prevenção e Acompanhamento da Ameaça da Covid-19 do Município de Leopoldina nos revelou que até esta data, exclusivamente no município de Leopoldina, ocorreram 87 óbitos testados para Covid-19 e a existência de uma morte ainda em processo de investigação se foi ou não pelo novo coronavírus.
 
O Jornal Leopoldinense resolveu então entrar em contato oficial com a Casa de Caridade Leopoldinense para obter informações sobre o número de óbitos ocorridos entre os pacientes que passaram por internação no hospital de Leopoldina vitimados pela Covid-19.
 
As informações passadas de forma oficial via e-mail pela Casa de Caridade foram assustadoras, de tal forma que o redator telefonou para confirmar os números e a informação estava correta.
 
Números assustadores, mas corretos com uma explicação convincente: os números informados não se referiam apenas a óbitos de pacientes de Leopoldina, mas também da área de abrangência definida pelo SUS para a Casa de Caridade Leopoldina: Argirita, Leopoldina, Palma e Recreio e, excepcionalmente, de outras cidades como Cataguases, Além Paraíba, Juiz de Fora, Duque de Caxias entre outras localidades.
 
Os óbitos oficialmente registrados desde o início da pandemia até 20 de abril, totalizaram 169 vítimas da Covid-19. Desse total 93 foram do sexo feminino e 76 do sexo masculino. A divisão por faixa etária foi a seguinte: 1 óbito na faixa de 20 a 29 anos; 2 óbitos com idade de 30 a 39 anos; 6 óbitos na faixa de 40 a 49 anos; 27 óbitos com idade de 50 a 64 anos; 71 óbitos  na faixa etária de 65 a 79 anos e  62 óbitos acima de 80 anos. Desses óbitos 81 ocorreram em 2020 e 88 em 2021.
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »