25/04/2021 às 18h10min - Atualizada em 25/04/2021 às 18h10min

Vereador Vinicius Queijinho pede reforma no Ginásio Poliesportivo do Bela Vista

Nome oficial homenageia o saudoso médico Dr. José Bastos Faria Freire porque no local onde foi construído existia uma praça com o seu nome.

Luiz Otávio Meneghite
O Ginásio Poliesportivo Municipal Dr. José Bastos Faria Freire tem capacidade para 4 mil pessoas
Inaugurado em 27 de abril de 1986 durante Governo Osmar Lacerda França, dentro das comemorações do 132º aniversário de emancipação político administrativa do Município de Leopoldina, o Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire, chega aos 35 anos precisando de reformas em suas dependências.
 
Defensor e incentivador das práticas esportivas o Vereador Marcos Vinicius ‘Queijinho’ assinou indicação, que foi aprovada por unanimidade por seus pares na Câmara Municipal de Leopoldina, pedindo ao prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que determine ao setor competente na administração municipal que tome as devidas providências em caráter de urgência, no sentido de realizar as reformas necessárias naquele espaço público  pertencente ao Município, preparando-o antecipadamente para o retorno de sua utilização pós-pandemia. A indicação foi encaminhada por ofício ao prefeito.
 

Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire, no Bairro Bela Vista 
(Foto Arquivo Jornal Leopoldinnse)

Para refrescar a memória

O secretário de Estado de Esportes, Lazer e Turismo (Selt) do Governo Tancredo Neves, deputado Leopoldo Bessone, esteve em Leopoldina para as comemorações do 132º aniversário de emancipação político-administrativa do município e como presente do Governador inaugurou no dia 27 de abril de 1986, o Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire, no populoso bairro Bela Vista, ao lado do então prefeito Osmar Lacerda França e do suplente de deputado Sergio Domingues França. O nome do saudoso médico Dr. José Bastos Faria Freire foi dado ao Ginásio Poliesportivo, porque no terreno onde ele foi construído, existia uma praça com o seu nome. Diante da necessidade urgente na ocasião de se conseguir um terreno bem localizado no bairro Bela Vista para a construção, a opção escolhida foi o terreno da praça. A decisão foi negociada pelo prefeito Osmar Lacerda França (Liliu) com a família do homenageado, transferindo o nome da praça para o Ginásio Poliesportivo. Em seu discurso na inauguração, o então prefeito Osmar Lacerda França enalteceu a figura do Dr. José Bastos Faria Freire, médico humano e caridoso. O suplente de deputado Sergio França disse na ocasião que "o nome de José Bastos emprestado a este Ginásio é uma justa homenagem. O mais importante é que Dr. José Bastos ainda vive no espírito e nos corações dos leopoldinenses".
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »