11/05/2021 às 09h46min - Atualizada em 11/05/2021 às 09h46min

Festival de Música e Cinema da Mata

Emmerson Nogueira fará a abertura (Divulgação)
De 16 a 20 de maio acontece o FESTIVAL DE MÚSICA E CINEMA DA MATA, com shows musicais, mostras audiovisuais temáticas, workshops e fóruns, envolvendo profissionais locais e convidados de diversas regiões do país.
 
O Festival integra as ações do Projeto CIDADE DA MÚSICA que reúne uma rede de cooperação e empreendimento da economia criativa, a partir da cidade de São João Nepomuceno, envolvendo diversos profissionais dos setores da música e do audiovisual, de governos, universidades e empresas da região.
 
Cena Musical
 
A abertura do Festival será no dia 16, domingo, às 19 horas, em evento especial de aniversário da cidade, com um grande show de Emmerson Nogueira.
  
O cantor, compositor e instrumentista Emmerson Nogueira é reconhecido no Brasil e no exterior por suas versões acústicas de consagrados clássicos do rock internacional, um dos principais embaixadores do projeto CIDADE DA MÚSICA.
 
Após a abertura com apresentação especial de Emmerson Nogueira, a diversidade da cena musical local será representada por mais quatro apresentações: dia 17, com o grupo “Seresteiros ao Luar”; no dia 18 Érika Alves marca presença; dia 19 será a vez da Big Monster Blues Band; e, já no dia 20, a Banda Pedra Relógio encerra o Festival.
 
Todas as apresentações musicais serão transmitidas nas plataformas www.youtube.com/poloaudiovisual e da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.    
 
“Os profissionais, artistas e técnicos, do setor musical de São João Nepomuceno estão liderando uma ação exemplar, sobretudo, ao se organizarem em um contexto mais amplo de cooperação para o desenvolvimento local. É um sonho o que estamos realizando, reunindo setores da música e do audiovisual em torno de um potente arranjo de economia criativa regional”, diz Cesar Piva, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
 
Cena Audiovisual
 
Na noite de domingo, a partir das 21 horas, já estarão disponíveis ao público as quatro mostras audiovisuais temáticas do Festival: Cinebiografias, Trans-Sonoridades, Duetos e Pérolas. Serão exibidos 20 filmes, selecionados entre a recente safra da produção audiovisual, sendo nove longas-metragens e onze curtas.
 
Toda a programação de filmes poderá ser acessada, gratuitamente, ao longo de todos os dias do festival no canal www.poloaudiovisual.tv .
 
A curadoria das mostras é do diretor, roteirista e produtor independente Marcos Pimentel, realizador de documentários exibidos e premiados em centenas de festivais nacionais e internacionais. 
 
“Neste festival, procuramos unir duas paixões do público consumidor de arte e cultura: a música e o cinema. Não por acaso são dois setores que se destacam dentro da economia criativa e que geram emprego e renda para um elevado número de pessoas. Fomos atrás de filmes sobre músicos, cantores, compositores, ritmistas e estilos musicais, além de obras que se dedicassem à experimentação sonora, derrubando fronteiras e construindo diálogos criativos entre a música e o audiovisual”, comenta Marcos Pimentel, diretor do Polo Audiovisual da Zona da Mata MG.
Canal de streaming: www.poloaudiovisual.tv 
 
Fórum Audiovisual
 
Nos dias 17, 18, 19 e 20, sempre, às 16h00, o curador Marcos Pimentel irá mediar uma conversa afiada com os diretores convidados  dos filmes que participam do Festival: www.youtube.com/poloaudiovisual  
 
São João ganha nova sede da Cultura
 
Neste ano, o aniversário do município de São João Nepomuceno, marca também a inauguração da um novo e potente espaço cultural para a cidade. O prédio da antiga Estação Ferroviária, tombado e restaurado, será a nova sede do Museu Municipal, da Biblioteca Municipal e da Fundação Cultural José Luiz de Carvalho Nunes. Essa última instituição, a partir de agora, passa a ser responsável pelas políticas públicas culturais da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno. 
 
O FESTIVAL DE MÚSICA E CINEMA DA MATA é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases com recursos da LEI ALDIR BLANC, realizado com a Prefeitura Municipal de São Nepomuceno, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo Federal.
 
 
Serviço:
Contatos: Beth Sanna - Jornalista responsável
(31) 988605220
e-mail: [email protected]
 
Saiba mais:
 
Programação Completa
 
http://www.cidadedamusica.com.br/festivalcinemaemusicazm.html
 
 
Projeto Cidade da Música
 
O projeto CIDADE DA MÚSICA reúne diversas instituições, em especial, a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, Instituto Fábrica do Futuro, SEBRAE, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Grupo ENERGISA.
 
 
Fonte: Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »