04/06/2021 às 19h36min - Atualizada em 04/06/2021 às 19h36min

E. E. Professor Botelho Reis – 115 anos de história em plena pandemia

Terezila Barra Silva de Oliveira (*)
Divulgação-Conservatório Lia Salgado
Conhecida como Ginásio Leopoldinense, a Escola Estadual Professor Botelho Reis completou, no dia 03 de junho, seus 115 anos. De prédio arquitetônico e com beleza ímpar, a escola está sob a direção do Professor Janderson Nóbrega Mendonça e as vices-diretoras Maria do Rosário Bianque, Ana Maria Guimarães e Ana Rocha Moreira Pinto. 

A instituição oferta as modalidades de ensino: Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio Regular, Ensino Médio em Tempo Integral, Educação de Jovens e Adultos. A partir de agosto, um novo curso, Técnico em Serviços Públicos, a ser oferecido nas modalidades concomitante (para quem está cursando o Ensino Médio) e subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio).

Neste período de pandemia, toda instituição não está “medindo esforços” para cumprir com sua missão em relação à oferta de um ensino público de qualidade, que possa, frente às dificuldades do momento, favorecer oportunidades significativas de aprendizagem a seus alunos, pensando não apenas na produção do conhecimento acadêmico, mas na saúde mental dos estudantes e colaboradores. Não é fácil administrar uma instituição com parte de seus colaboradores em trabalho remoto e parte, presencial – as tarefas e desafios são muitos, mas a equipe administrativa e pedagógica desdobra-se para que haja alinhamento entre todos os setores.

Fazer parte do quadro de funcionários desta escola é motivo de muita honra. As inúmeras histórias de ex-alunos e profissionais que ali passaram são motivos suficientes para que os professores se dediquem à nobre missão de educar. Reconhecer que há uma certa limitação imposta pela tecnologia e que, lamentavelmente, não se conseguirá atingir a todos os alunos através do ensino remoto, não impede que todos se reinventem, pois “vestem”, como dizem os jogadores, “uma camisa de peso” e de tradição centenária.


(*) Mestra em Língua Portuguesa e Professora da E. E. Prof. Botelho Reis


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »