10/06/2021 às 08h11min - Atualizada em 10/06/2021 às 08h11min

Intensificado o combate à dengue e alertas para conscientização da população

Entre as ações realizadas este ano estão as operações “Bota-fora”, carros "fumacê", telamento de caixas d'água, aplicação de inseticidas em residências e trabalho educativo

Enviado por Eder Alves (*)
Atualmente, 42 servidores de controle de endemias estão atuando em toda cidade. (Foto: Assessoria de Imprensa da PML)
A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Setor de Endemias, está intensificando as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Os agentes têm atuado principalmente em pontos considerados estratégicos da cidade, como terrenos baldios, ferros-velhos, depósitos e outros locais que possam acumular água, além das residências.
 
Entre as ações realizadas este ano estão as operações “Bota-fora”, uso de carros "fumacê", telamento de caixas d'água, aplicação de inseticidas em residências e trabalho educativo.
 
Mais de 600 pneus inutilizados também já foram recolhidos pelos agentes e encaminhados para a reciclagem. Atualmente, 42 servidores de controle de endemias estão atuando em toda cidade.
 
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz tem acompanhado de perto o trabalho das equipes e pedido empenho dos profissionais. Ele também convoca a população para colaborar.
 

Operação bota fora  
(Foto: Assessoria de Imprensa da PML)

“A Prefeitura tem feito a sua parte, com visita casa a casa e outras ações, mas a conscientização dos moradores é fundamental para que consigamos conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É essencial que cada morador cuide do seu quintal e dos locais que acumulem água parada. Só através dessa parceria conseguiremos combater a dengue e outras doenças”, disse o chefe do Executivo.
 
Segundo dados do Setor de Endemias, 252 casos de dengue foram confirmados até o momento. São oito casos de chikungunya e dois de zika. O nível de risco para dengue é considerado médio e a tendência é que os casos comecem a baixar com o período de estiagem e trabalho reforçado de Prefeitura.
 
Importante frisar que, independente da época do ano, as ações preventivas serão realizadas sem interrupção.
 
Em caso de denúncias ou pedido de orientação, a população pode entrar em contato com o Setor de Endemias pelo telefone 3694-4296
 

Aplicação de inseticidas em residências  
(Foto: Assessoria de Imprensa da PML)

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »