11/06/2021 às 16h36min - Atualizada em 11/06/2021 às 16h36min
Cooperativa de Agricultura Familiar poderá ser criada em Leopoldina, diz Edvaldo
O vereador acredita que a sua criação, com apoio do Sebrae e da Emater, vai fomentar a agricultura familiar em Leopoldina.
Edvaldo Franquido (Divulgação CML) A criação de uma associação ou cooperativa voltada para a agricultura familiar. Este foi o objetivo de uma proposição discutida e aprovada pelos vereadores em recente reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 07 de junho de 2021.
Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT) foi o autor da Indicação nº 639/2021 que apresentou ao Poder Executivo tal solicitação. O vereador destacou que a potencialidade do município está voltada para o setor rural e defendeu ser preciso apoiar o pequeno produtor rural. Segundo ele, a criação da associação/cooperativa facilitará a comercialização dos produtos junto à merenda escolar.
Edvaldo Franquido lembrou a grande extensão rural do município, composta por diversas propriedades rurais pequenas e de médio porte que proporcionam um elevado movimento na economia local. Segundo ele, a agricultura familiar é responsável pela maioria dos empregos gerados no campo, o que evidencia sua importância ao gerar renda local e fixar o homem no campo.
O vereador também ponderou que o Executivo estude a possibilidade de autorizar a cessão de uso de um terreno para abrigar essa associação/cooperativa, cujas atividades poderão receber o apoio e orientações técnicas do Sebrae e da Emater.
Durante a discussão da matéria, os vereadores Julius Cezar e Rogério Campos Machado manifestaram apoio verbal à indicação que também recebeu assinaturas de Ivan Nogueira, Valdilúcio Malaquias, Vinícius Queijinho e José do Carmo Fófano.
Fonte> Portal da Câmara Municipal de Leopoldina