27/06/2021 às 19h53min - Atualizada em 27/06/2021 às 19h53min

Tudo pronto para a 16ª Edição do Programa Grandes Escritores Brasileiros!

No dia 29 de julho estarão em Leopoldina Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão

Amauri Rocha/Amar Projetos Culturais
Grandes Escritores - Zuenir e Mauro em Muriaé 2018 - foto FCV Rede Atividade
O Programa Grandes Escritores Brasileiros, executado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, proporciona encontros, conversas e palestras com os maiores nomes da literatura brasileira, beneficiando diversas classes sociais e promovendo o estímulo ao hábito da leitura. Totalmente gratuito, já reuniu nomes como Adélia Prado, Adriana Falcão, Affonso Romano de Sant’Anna, Frei Betto, Marina Colasanti, Maria Adelaide Amaral, Martha Medeiros, Nelson Motta, Hélio Gaspari, Ignácio de Loyola Brandão, Laurentino Gomes, Luis Fernando Veríssimo, Ziraldo e Zuenir Ventura. Alguns destes grandes nomes da nossa literatura continuam participando desta iniciativa.

Em 2021, devido à pandemia, as ações serão "ao vivo", online e em plataformas digitais. Para manter o impacto tradicional do projeto, virtualmente as principais cidades participantes sediarão os encontros com os escritores. Assim, mantemos o contato direto, reforçamos a interatividade e a diversificação das ações do Grandes Escritores.

Os encontros serão no Canal do YouTube: youtube.com/c/ProjetoGrandes Escritores e no Instagram@pgescritores. Em seu 16º ano prevemos as seguintes ações:

1) Oito (08) encontros com grandes escritores:

Entre 01/07 e 19/08, sempre às quintas-feiras às 19 horas, acontecem os encontros conforme programação a seguir. A temática aborda a vida e a obra dos participantes, além de atualidades da vida literária, podendo atingir público de todo o Brasil. No entanto as ações de mídia e divulgação, entre elas contatos e estratégia de comunicação direta, estarão concentradas prioritariamente nas cidades de Cataguases, Divinópolis, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, São João Del Rei, São João Nepomuceno, Ubá, Uberaba, Varginha, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

2) Três (03) Oficinas Literárias, sendo elas:

Oficina de Contadores de Histórias;

Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia;

Oficina de Leitura no Ambiente Virtual.
 
As oficinas de literatura serão ministradas pela Débora Sant’Anna, arte educadora e pedagoga que executa oficinas literárias há mais de dez anos, principalmente no interior de Minas Gerais. Direcionada prioritariamente para as redes públicas de ensino, além da formação de novos leitores e capacitação em relação à literatura no contexto digital e tecnológico, existe a ideia de divulgação dos encontros com os escritores. Em formato online, permitindo a interação com o público, também os vídeos ficarão disponíveis no hotsite do projeto para que as instituições possam fazer download e oferecê-las em outros momentos.
 
3) Encontros das Academias de Letras

As Academias de Letras do interior de Minas Gerais vivem hoje praticamente isoladas e sem recursos. Cada uma, na sua cidade, tentando desenvolver seus projetos culturais e de incentivo à literatura. Muitas dependem de convênios com os Municípios para sobreviverem.

Esta iniciativa irá promover o intercâmbio entre Academias de Letras, estimulando a troca de experiências e ideias. Serão realizados encontros virtuais "ao vivo" com representantes de três academias diferentes em duas edições. O encontro vai girar em torno da literatura contemporânea, seus autores de destaque e os projetos e ações que cada academia desenvolve. Nesta edição vamos ter a participação das Academias de Letras de Araxá, Divinópolis, Leopoldina, Muriaé, Uberaba e Viçosa.

Programação (em processo de readequação)

Julho:

●Encontro 1 (01/07): Zuenir Ventura & Mauro Ventura em São João Nepomuceno.
●Encontro 1 (06/07): Encontro 01 Academias de Letras - Leopoldina, Viçosa e Uberaba.
●Encontro 2 (08/07): Martha Medeiros & Leila Ferreira em Ubá.
●Oficina 1 (13/07) de Literatura (Oficina de Contadores de Histórias).
●Encontro 3 (15/07): José Santos & Selma Maria em Cataguases.
●Encontro 4 (22/07): Eliana Yunes em Juiz de Fora.
●Encontro 5 (29/07): Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão em Leopoldina.

Agosto:

●Oficina 2 (03/08) de Literatura (Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia).
●Encontro 6 (05/08): Nelson Motta & Mauro Ventura em Muriaé.
●Oficina 3 (10/08) de Literatura (Oficina de Leitura no Ambiente Virtual).
●Encontro 7 (12/08): Carlos Herculano, Luiz Ruffato & Luiz Humberto França em Manhuaçu.
●Encontro 2 (17/08): Encontro 02 Academias de Letras - Araxá, Divinópolis e Muriaé
●Encontro 8 (19/08): Tony Belloto & Rafael Montes em Viçosa.
 
Público

Nesta edição o público direto serão coordenadores, professores e alunos das escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também instituições públicas e privadas de ensino médio e superior. Indiretamente, artistas locais, bibliotecários, profissionais da área de letras, pessoas interessadas e aquelas que apresentam o gosto por ler e pela literatura. Apesar de ter um tom intelectual, as ações são preparadas para atingir as mais diversas camadas sociais e formações.
 
Serviço

Grandes Escritores Brasileiros ano XVI
Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais de 17/06/2021 a 12/08/2021 de 2021 virtualmente nas cidades de: Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa..                                                                                                                                                                    
Plataformas: YouTube e Instagram                                                                                                                                                                                                 
Patrocínio Master: Energisa.                                                                                                                               
Patrocínio: Paropas e Produtos Viçosa.

 
Apoio: Cidades participantes e TV Integração.                                 
Realização: Governo de Minas Gerais.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »