29/06/2021 às 21h06min - Atualizada em 29/06/2021 às 21h06min

Tirando Leopoldina da gaveta

Luciano Baía Meneghite
Uma das milhares de imagens recuperadas pelo jornal Leopoldinense (Gentilmente cedida por Hélio Domingues Ribeiro)
Muita gente ainda não sabe, mas grande parte das imagens antigas de Leopoldina que hoje são vistas na internet, publicações impressas, quadros ou banners, na maioria das vezes sem crédito, quase se perderam. Seja pela ação do tempo, má conservação ou abandono mesmo.

Não custa repetir, que mesmo sem grande estrutura de equipamentos ou patrocínios, com ajuda dos leitores do jornal Leopoldinense, já recuperamos, milhares de fotografias, publicações, documentos, filmes antigos ou objetos referentes à Memória Leopoldinense. Além do registro jornalístico e histórico, através de artigos de colaboradores, a realização de centenas de pequenos vídeos para internet e documentários.

Ainda há muita coisa a ser registrada e recuperada. Infelizmente, por descaso e omissão de muitos governos e da sociedade de maneira geral, muita coisa se perdeu e o pouco que se fez, foi após muita pressão ou graças iniciativas particulares. Não somos os únicos preocupados em preservar a Memória Leopoldinense, antes outros já o faziam, mas poderia ser muito mais. Algumas escolas fazem trabalhos de conscientização a respeito e o caminho é este. 

Rolando Boldrim sempre diz que é preciso “tirar o Brasil da gaveta” e ele ainda faz isso muito bem em seu programa “Sr Brasil”. 

Você pode ajudar, tirando Leopoldina da gaveta.

Veja mais algumas da imagens recuperadas:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »