17/07/2021 às 19h33min - Atualizada em 17/07/2021 às 19h33min

Cartório Eleitoral de Leopoldina renova contrato de locação por mais 3 anos

Transferência para o prédio do Fórum chegou a ser aventada com cessão onerosa de espaços.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
O Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina continuará funcionando na rua Padre Júlio nº 45 (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
Embora o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Tribunal Regional Eleitoral tenham firmado termo de cooperação para cessão onerosa de áreas administrativas para abrigar cartórios eleitorais em todo o Estado, o Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina continuará funcionando na rua Padre Júlio nº 45, em frente à quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição e não vai ser transferido para o Fórum Dr. José Gomes Domingues, da Comarca de Leopoldina como chegou a ser aventado.

Uma fonte do Cartório Eleitoral esclareceu ao Jornal Leopoldinense que o contrato de locação das atuais instalações foi renovado há poucos dias por mais 3 anos e que as áreas administrativas disponíveis dentro do Fórum seriam insuficientes para abrigar o Cartório. A mesma fonte lembrou que por ocasião da construção do Fórum chegou-se a falar na possibilidade de o Cartório lá ser instalado, sendo descartada a ideia por causa dos espaços disponíveis.

Entre as vantagens apontadas com a ida do Cartório para o Fórum estaria a de concentrar, em um só lugar, os serviços prestados ao eleitor; evitar o deslocamento dos juízes que atuam na Justiça Comum e na Eleitoral; reduzir custos maiores com a locação de outros imóveis, uma vez que os valores a serem pagos com a cessão onerosa seriam menores se comparados àqueles fixados pelo mercado imobiliário.

Há poucos dias o Jornal Leopoldinense publicou que em Palma, município vizinho a Leopoldina, o recém inaugurado Fórum daquela Comarca, passou a abrigar o Cartório Eleitoral local.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »