22/07/2021 às 09h10min - Atualizada em 22/07/2021 às 09h10min

Após anos de reclamações Prefeitura reforma escada para o Pirineus

Obra ainda carece de melhor acabamento

Luciano Baía Meneghite
Foto: Luciano Baía Meneghite
Localizado na zona central de Leopoldina, o bairro Pirineus possui vários acessos e também muitos atalhos para o centro comercial da cidade e para bairros vizinhos. Um dos principais desses atalhos, utilizado por centenas de pessoas, é a Escada Ambrosia Barbosa de Oliveira “Dona Dica”, a popular “Escada da Cadeia”. Ela faz a ligação do bairro com o centro através da rua Ribeiro Junqueira.  Desde sua construção pela Associação de Moradores em regime de mutirão em 1992 a obra carecia de melhorias e com o tempo foi se deteriorando sem que nada fosse feito.

      Matéria publicada na edição n°227 de 28 de março de 2013
 
O jornal Leopoldinense publicou nos últimos anos pelo menos uma dúzia de matérias com apelos dos usuários desta e de outras passagens e tendo como resposta do poder público apenas a capina e roça de mato.

Desta vez a prefeitura resolveu reformar a escada, reparando degraus e instalando corrimãos. O vereador Carlos André que também fez indicação pedindo a reforma, plantou mudas de flores ao pé da escada.

O local carece ainda de melhor urbanização, instalação de canaletas para escoamento de águas pluviais, sem as quais a erosão destruirá novamente degraus, acerto de barrancos com retirada de mato e plantio de grama ou bambuí, já existente no lugar. A iluminação também é precária.

No mapa de Leopoldina tal escada daria acesso à rua João Monteiro, mas onde deveria existir essa rua, há somente um trilho com algumas residências. Não seria o momento de
aproveitarem o embalo e enfim abrirem esta rua?

 
Outras escadas do Pirineus também muito utilizadas são a que liga a rua Franklin José da Silva à rua Acácio Serpa, próxima à passarela sobre a BR116 e a que liga a rua Antônio Custódio à rua Olga Barbosa Ladeira.


Sem canaletas para escoamento de águas pluviais erosão pode voltar (Foto: Luciano Baía Meneghite)
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »