23/09/2014 às 07h46min - Atualizada em 23/09/2014 às 07h46min

2º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade

Palestras em escolas municipais marcam o início das atividades

Começou no dia 18 de setembro a série de palestras sobre turismo sustentável e bens modernistas tombados promovidas pelo 2º CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade de Cataguases.  Ministradas pela arquiteta Elisabete Kropf para estudantes do ensino médio da rede municipal e particular, serão o total de quatro palestras, a primeira delas ocorreu no Colégio Soberano para aproximadamente 60 alunos.

O congresso será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro de 2014 em Cataguases. As inscrições gratuitas foram abertas ao público no dia 1º de setembro e em menos de uma semana esgotaram-se, totalizando 300 participantes, entre estudantes, profissionais e equipe organizadora. Serão proporcionadas aos congressistas palestras, visitas guiadas, lançamentos de livros, apresentações de trabalhos acadêmicos e 24 oficinas de diversos assuntos ligados ao tema.

Arquitetos, engenheiros, professores e profissionais de 37 cidades de vários estados do país e até do exterior estarão no Congresso. Segundo a arquiteta e coordenadora do CATS, a ideia principal do projeto é a conscientização sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico tombado. Fator de desenvolvimento, esse patrimônio pode ser a base da atividade turística, fazendo parte da formação econômica e cultural da cidade, propiciando a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“O legado que o CATS pretende deixar é conseguir mostrar a todos a importância da preservação do patrimônio material e imaterial do município e também como essa preservação pode se expandir para a exploração turística sustentável, gerando benefícios e retorno a todos. Essa conscientização é de fundamental importância para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade”, disse Elisabete Kropf.

Em 2014 o congresso fará homenagens a três grandes ícones da arquitetura, comemorando o centenário de nascimento da italiana Lina Bo Bardi, do baiano Diógenes Rebouças e do carioca Milton Roberto. Haverá também um tributo a João Filgueiras Lima, o Lelé, que faleceu esse ano.

A próxima palestra do CATS para estudantes do ensino médio será no dia 25/09, na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto; dia 02/10, no SENAI e na Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, dia 09/10.

O 2º CATS é patrocinado pela Energisa e Zollern, através da Lei de ICMS Cultural, CA 0595/001/2012, pela Prefeitura Municipal de Cataguases por meio da Lei Municipal Ascânio Lopes, além dos patrocínios da Casa Mattos, Votorantim e Methodus Engenharia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »