19/08/2021 às 16h21min - Atualizada em 19/08/2021 às 16h21min

Após roubo em Posto de Saúde, Queijinho apresenta projeto para maior segurança em instalações públicas

Paralelo a isso, ele sugeriu ao prefeito a contratação de vigias noturnos via concurso público ou processo seletivo simplificado.

Luiz Otávio Meneghite
Posto de Saúde do Bela Vista (Foto:Marcus Vinicius Costa Pereira Lima )
O vereador Marcus Vinicius Costa Pereira Lima ‘Queijinho’, protocolou na Câmara Municipal de Leopoldina um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a instalar câmeras de monitoramento de segurança, cercas elétricas  e alarmes em dependências e cercanias de todas as escolas públicas municipais, creches, postos de saúde e academias.  Segundo o projeto do vereador, cada unidade escolar terá no mínimo 10 câmeras de segurança que registrem permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas, respeitando as normas técnicas exigidas pela ABTN (Associação Brasileiras de Normas Técnicas), priorizando as escolas situadas em bairros onde foram constatados os mais altos índices de violência, furto e dano ao patrimônio público.

Em sua justificativa o vereador demonstrou o interesse em garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e demais servidores. Para ele, a instalação dos equipamentos de segurança significa não apenas um modo de desestimular a ação de agentes delituosos nas escolas, mas servirá também para auxiliar o trabalho policial na apuração e elucidação dos crimes praticados nas cercanias.


Posto de Saúde do São Cristóvão (Foto:
Marcus Vinicius Costa Pereira Lima )

Queijinho observa no projeto de lei que “os atuais índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população. Hoje, não se vive sem o medo constante da violência. É necessário estabelecer um sentimento de segurança. O investimento na medida proposta também significa atuar na prevenção do aliciamento de nossos jovens para o uso ou envolvimento com as drogas”, observa.

Para o vereador, “a instalação dos equipamentos de segurança trará economia aos cofres públicos em razão de correntes furtos, o que vem gerando grandes prejuízos com a reposição dos equipamentos furtados, sem contar que o atendimento à população fica prejudicado enquanto os equipamentos não são repostos, principalmente na área de saúde”, lembra Queijinho, citando o exemplo mais recente, que foi o arrombamento e roubo de computadores no Posto de Saúde da Família próximo à Escola Municipal Judith Lintz, que também atende os moradores do Nova Leopoldina.(Clique e relembre)


Posto de Saúde da UPA  
(Foto:Marcus Vinicius Costa Pereira Lima )

Indicação sugere contratação de vigias

Paralelo ao projeto de lei registrado na Câmara Municipal de Leopoldina, o vereador Marcus Vinicius Costa Pereira Lima ‘Queijinho’ registrou indicação ao prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz para que seja estudada a possibilidade de contratação, via concurso público ou processo seletivo, de vigias noturnos especificamente para os Postos de Estratégia de Saúde da Família (os antigos PSF’s) que estão sofrendo assaltos e furtos constantemente nos bairros Bela Vista/Nova Leopoldina, bem como nos bairros São Cristóvão e Três Cruzes,  relacionou o parlamentar, que  recebeu o apoio com assinaturas de apoio dos vereadores: Maria Inês Xavier de Oliveira, Edvaklo Franquido Donato do Vale, Julius Cezar Pereira da Silva, José Augusto Cabral, Eliléia Santos Corrêa, José do Carmo Fófano Vieira e Rodrigo Junqueira Reis Pimentel. A indicação foi aprovada por unanimidade.

 
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »