05/09/2021 às 09h26min - Atualizada em 05/09/2021 às 09h26min

Objetos lançados na rede deixam população sem energia

Este ano 47 mil clientes da Energisa já foram prejudicados com falta de energia por objetos na rede

Comunicação Social Energisa
Além de interromper o fornecimento de energia, podem gerar graves acidentes. (Foto: Luciano Baía Meneghite)
A Energisa registra anualmente número significativo de ocorrências relacionadas a objetos na rede elétrica: aqueles arremessados e que ficam presos nos fios de energia. Quando isso ocorre, pode ocasionar diversos problemas à população em geral como interrupção do fornecimento de energia, choques, incêndios, queimaduras graves e até mesmo acidentes fatais, em caso de rompimento de algum cabo ou caso a pessoa tente puxar o objeto.

Exemplo desse tipo de ocorrência que prejudica a todos aconteceu recentemente, em Cataguases, no dia 23 de agosto, quando um objeto foi lançado à rede por volta das 5h da manhã, ocasionando um curto-circuito, o que deixou 8 mil clientes sem energia. O restabelecimento da energia foi gradativo, pois além de manobras automatizadas, foi necessário inspecionar a rede para identificação do defeito e manobras locais, para posterior retirada do objeto garantindo segurança dos profissionais que trabalharam na ocorrência e também da população ao redor.

Aqui em Minas, na área de concessão da Energisa, esses números têm aumentado. Em 2020, foram registradas 45 ocorrências por objetos na rede, interrompendo o fornecimento de energia para mais de 11 mil clientes em Minas. Este ano somente, em oito meses, já foram registradas 55 ocorrências, 22% a mais se comparado com o mesmo período do ano anterior. O número de clientes prejudicados também subiu: já são cerca de 47 mil clientes que ficaram sem energia este ano por conta de objetos na rede elétrica.

A Energisa recomenda alguns cuidados com objetos nos fios para a segurança dos clientes. “A proximidade com a rede elétrica pode gerar graves acidentes. Por isso, recomendamos não jogar nenhum objeto em direção dos fios, como sapatos, cadarços, peças de roupa, antenas entre outros. E se algum objeto ficar preso à rede, nunca tente retirá-lo. Não se aproxime ou toque nos fios. Qualquer contato pode causar um acidente fatal. E caso o objeto lançado à rede, arrebente o fio, o recomendável é manter distância e entrar em contato com a Energisa. Os cuidados com a rede elétrica são responsabilidade de todos. Além de ajudar na qualidade do fornecimento de energia, eles são fundamentais à segurança da população”, explica Anderson Rabelo, gerente de Operações da Energisa.

Quando há chuva ou ventos fortes, as rajadas de vento também podem jogar objetos contra a rede elétrica, como placas, lonas e até mesmo árvores. Quando isso acontece, não se aproxime e avise imediatamente a Energisa. O recomendado é entrar em contato com a distribuidora.

Em caso de objeto na rede, ligue para o Call Center pelo 0800 032 0196 ou acesse o Fale Conosco no site da Energisa em www.energisa.com.br . Se houver interrupção de energia por objeto na rede ou cabo partido, entre em contato pelo WhatsApp, com a Gisa, atendente virtual, pelo número (32) 9 8426-1352, pelas redes sociais da Energisa ou pelo Call Center.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »