24/09/2014 às 16h36min - Atualizada em 24/09/2014 às 16h36min

Secretaria de Saúde promove palestras sobre diabetes

“A vida pode ser doce com diabetes” teve mais de 400 participantes

Wendel Nogueira
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
Público presente

Com o auditório do CEFET lotado por diabéticos, estudantes e profissionais de saúde, a Secretaria Municipal promoveu na noite desta terça-feira, 23 de setembro, um círculo de palestras com temas relacionados à diabetes.

Com o anfiteatro totalmente lotado, os participantes puderam ter entretenimento e aprender um pouco mais sobre o que é o diabetes e como evitar suas complicações.

Com estandes educativos e degustativos, o círculo de palestras teve inicio com a apresentação do violinista Rodrigo Dutra acompanhado do violonista Jefferson Parizotto - professores do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.

Os temas abordados foram: Diabetes e Doença Renal, proferida pelo Dr. Sérgio Luiz Azevedo.

Logo após o médico oftalmologista Dr. Ormeu Lopes Faria abordou o tema Retinopatia Diabética.

Em seguida, a médica Karla André abordou o tema: Nutrição e  complicações vasculares.

Para finalização do círculo de palestras, o médico do Hospital São Paulo de Muriaé Dr. José Geraldo Silva proferiu a palestra complicações vasculares.

“As pessoas carecem de informação. O diabetes é uma doença que se não for controlada leva a cegueira, hemodiálise, problemas cardíacos e amputações de membros. Em toda nossa região é uma das principais causas de óbito. Leva aqueles sem controle a um grande sofrimento. Por isso, elaboramos um projeto piloto para traçarmos o melhor caminho a seguir. E os pacientes têm muitas dúvidas, ficam sem um direcionamento correto. Prova disto é que o projeto piloto que se iniciaram na equipe Saúde da Família do Bandeirante, Bela Vista I e Pirineus tiveram adesão maciça dos pacientes. Aqui no CEFET nenhum deles saiu antes do término”, ressalta Lucia Gama, Secretária Municipal de Saúde.

O projeto piloto é o “Estamos de olho em você. Vamos pegar no seu pé”, que prevê controle de glicemia, avaliação do índice de massa corporal, pé diabético, fisioterapêutica, fundo de olho e odontologia, além de exercícios físicos supervisionados.

A Secretária Municipal de Saúde, Lucia Gama, lembra que o projeto só está dando certo pelo fato da administração estar abraçando a causa dando apoio irrestrito e o empenho de todos os profissionais envolvidos, quer seja na secretaria de saúde, nas unidades de saúde e em outras secretarias da prefeitura. Ninguém muda um quadro grave de morbidade e mortalidade como o do diabetes sozinha. È preciso estabelecer parcerias e termos uma comunhão de pensamentos, finaliza. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »