06/09/2021 às 07h51min - Atualizada em 06/09/2021 às 07h51min

O significado do 11 de setembro para Leopoldina

Luiz Otávio Meneghite
Prédio da Doctum na avenida Getúlio Vargas (Foto: Luciano Baía Meneghite)
Para a maioria das pessoas, a data de 11 de setembro de 2001 traz à memória o dia em que os Estados Unidos da América foram atacados por terroristas que sequestraram aviões e os direcionaram para o World Trade Center, também conhecidos por Torres Gêmeas, considerados os edifícios mais altos daquele país à época. O atentado deixou cerca de 3 mil mortos e em torno de 6 mil feridos, segundo o noticiário dos dias que se seguiram.

Para a população de Leopoldina e municípios do entorno, a data tem outro significado, pois exatamente no mesmo dia, era inaugurada a Faculdade de Direito da Doctum em nossa cidade.

Como funcionário da Prefeitura nos anos que antecederam sua entrada em funcionamento, tive a honra de participar, ao lado de outros colegas, dos preparativos para a sua instalação na cidade, atendendo orientações do então prefeito Antônio Márcio Cunha Freire, que havia mobilizado todo o pessoal necessário para facilitar a atração da Unidade da Doctum.

Coube ao seu sucessor, o então prefeito José Roberto de Oliveira, a inauguração da escola de nível superior que iria revolucionar a imagem de Leopoldina aos olhos de todos mostrando-a como uma cidade universitária.

De lá para cá, se passaram exatamente 20 anos que devem ser comemorados no próximo sábado, 11 de setembro, com orgulho, por centenas de profissionais que se formaram ali, em Direito e Administração principalmente, e hoje estão trabalhando em seus próprios escritórios ou empresas e no serviço público municipal, estadual e federal.

É sim, uma data de alto significado para Leopoldina e região. Parabéns Doctum! Obrigado por ter oferecido a oportunidade de nossos jovens não terem mais que sair daqui para estudar fora.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »