25/09/2021 às 10h07min - Atualizada em 25/09/2021 às 10h07min

Bernardo Guedes sugere e Prefeitura realizará campanha de prevenção aos incêndios em vegetação

Gabriel Fajardo (*)
Queimadas provocam prejuízos à natureza e à saúde (Foto: Luciano Baía Meneghite - 24/06/2014)
A Prefeitura de Leopoldina, em parceria com o 7º Pelotão de Bombeiros Militar, anunciou no dia 13 de setembro, o lançamento de uma campanha de prevenção contra incêndios em vegetação. A ação “Lote Limpo, Lote Seguro" visa conscientizar a população dos prejuízos advindos das queimadas em razão do uso imprudente e negligente do fogo em áreas verdes.

Bernardo Guedes é autor de uma indicação ainda no mês de março (clique e relembre) para que essa campanha de prevenção de queimadas fosse executada, advertindo inclusive das penalidades previstas aos infratores. No pedido, o vereador, que também é advogado, alerta que a prática e seus efeitos diretos e indiretos podem ser interpretados juridicamente na Constituição Brasileira, com reclusão de 3 a 6 anos e multa e reclusão de 1 a 4 anos e multa, considerando o artigo 250 do Código Penal e o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, respectivamente.

"Infelizmente já estamos acostumados com as queimadas urbanas que incomodam, poluem e destroem matas e vidas. Além de intoxicar, quem provoca as chamas causa inúmeros problemas por toda a vizinhança. É preciso dar um basta", afirma o vereador.

Para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios a gravidade é multiplicada principalmente em tempos de pandemia. Aquelas pessoas que estiverem se tratando do coronavírus podem ter uma piora considerável em seu quadro de saúde ou maiores dificuldades na recuperação devido ao potencial tóxico destas queimadas urbanas.

(*) Assessoria de Imprensa


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »