08/10/2021 às 12h06min - Atualizada em 08/10/2021 às 12h06min

Prefeito promove tarde histórica para destacar a importância e influência africana

O dia 20 de novembro agora, passa a ser oficialmente o Dia da Consciência Negra. Iniciativa foi do vereador Ivan Martins Nogueira

Enviado por Kalon Moraes (*)
Cerimônia aconteceu no gabinete do prefeito (Foto: Braz Henriques)
Com a intenção de sancionar a Lei 4.598, que institucionaliza o dia oficial das Religiões de Matrizes Africanas, Afro-brasileiras e Consciência Negra, o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, reuniu membros de vários segmentos e representações no Paço Municipal.

Pensando na relevância histórica, o chefe do poder executivo recebeu em seu gabinete para a solenidade, em evento jamais visto na história cultural do município, a tradicional Folia de Reis de Providência, a Velha Guarda do Cutubas, Centro de Estudos Linguísticos, Associação de Capoeira Cobrinha Leopoldinense, Grupo de Dança Pérola Negra e representantes e praticantes do Candomblé.

Ao promover essa solenidade na tarde desta quinta-feira, 7 de outubro, o prefeito demonstrou sua sensibilidade e a grande importância e influência africana na nossa cultura, através dos hábitos, comportamento, religião e culinária: "Essa lei tão importante, não pode ser considerada apenas como mais um feriado. É nossa missão como seres humanos, não apenas criar ou sancionar leis, mas saber praticar, respeitar e ter  consciência da importância histórica e cultural afrodescendente em nosso desenvolvimento sócio econômico", destacou Pedro Junqueira.

Vários vereadores participaram da solenidade, que teve como autor do projeto o vereador Ivan Nogueira. O dia 20 de novembro agora, passa a ser oficialmente o Dia da Consciência Negra e representa as questões sobre o racismo, discriminação, igualdade racial, além de buscar a valorização da cultura afro-brasileira.


Iniciativa da Lei foi do vereador Ivan Martins Nogueira


(*) Chefe de Gabinete do Prefeito de Leopoldina

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »