26/09/2014 às 08h19min - Atualizada em 26/09/2014 às 08h19min

Bixiga 70 toca seu Afrobeat em Cataguases dia 27

Banda paulista apresenta os sucessos do seu segundo disco, pela primeira vez, no Centro Cultural Humberto Mauro

O Projeto Usina Cultural traz à Cataguases, dia 27 de setembro, a big band de afrobeat Bixiga 70. O grupo paulista toca, no Centro Cultural Humberto Mauro,  as músicas de seu segundo trabalho, lançado em setembro de 2013, incluindo os sucessos “Deixa a Gira Girá” (ponto de candomblé, já adaptado pelo trio baiano Os Tincoãs, em 1973); “Ocupaí”, “5 Esquinas”, “Kriptonita” e “Isa”. Sem título como o primeiro, o disco é totalmente independente e conta novamente com a mixagem do norte-americano Victor Rice. Com produção e arranjos de autoria da banda, o álbum reflete o aprofundamento em suas influências musicais, ao mesmo tempo em que aponta novos caminhos e sonoridade.

A banda Bixiga 70 formou-se para explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira, em composições próprias e versões de artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Pedro Santos e Os Tincoãs. Seu nome está ligado ao endereço do estúdio onde o conjunto nasceu: o número 70 da rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga. Considerado por muitos como o berço do samba paulistano, o bairro também hospeda e alimenta a imaginação desses dez músicos que fazem uma leitura cosmopolita da música de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros, da música malinké, da psicodelia, do dub, acompanhada de improviso e dança.

O primeiro álbum do grupo, de 2011, foi aclamado pelo público e crítica, figurando nas principais listas de melhores discos do ano em diversos veículos nacionais. As apresentações ao vivo renderam convites para diversos shows em festivais importantes do Brasil como o palco principal da Virada Cultural de São Paulo, em 2012; o Rec Beat 2012 e o Porto Musical 2013, ambos em Recife; o Nova Consciência, em Campina Grande; o Festival de Inverno de Garanhuns, Conexão Vivo, entre outros.

Em 2012, o grupo participou do festival de afrobeat Felabration, em Amsterdam, ao lado de figuras importantes deste cenário como Tony Allen, Jungle By Night e Woima Collective. E em 2013, a banda viajou em nova turnê pela Europa, passando por Suécia, Alemanha, Holanda e França, com destaque para as apresentações no renomado “Roskilde Festival “(Roskilde, Dinamarca) e no “Aux Heures d'Eté”(Nantes, França).

Nesse ano, a big band ganhou, na categoria “Revelação”, o 25º Prêmio da Música Brasileira e acaba de retornar da turnê internacional “Ocupaí”.

A banda Bixiga 70 é composta pelos músicos: Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Mauricio Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes e Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

Local: Centro Cultural Humberto Mauro - Projeto Usina Cultural

Dias: 27 de setembro

Hora: Sábado, às 21h30

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos

Ingressos: R$ 5 ou um pacote de fralda descartável

Vendas: na loja Sarah Shoes, Museu Energisa e Centro Cultural Humberto Mauro

 

Assessoria de Imprensa e Entrevistas Bixiga 70:

Titita -Patrícia Dornelas – (11) 99365-0944  [email protected]

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »