13/10/2021 às 08h31min - Atualizada em 13/10/2021 às 08h31min

Câmara de Leopoldina aprova campanha de incentivo ao aprendizado de Libras por servidores públicos

Vereador Queijinho defende a alternativa em benefício dos deficientes auditivos que, muitas vezes, não são tratados com o respeito que merecem

Foto-Câmara dos Deputados
Promover a inclusão e auxiliar na quebra de barreiras de comunicação com uma considerável parcela da população. Esses são alguns dos principais objetivos do Projeto de Lei nº 64/2021 que institui a Campanha de Incentivo ao Aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras – por servidores públicos, aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina em reunião ordinária, ocorrida no dia 27 de setembro de 2021.

De autoria do vereador Vinícius Queijinho o Projeto de Lei determina que a campanha deverá ser promovida pela sociedade civil organizada, com o objetivo de incentivar o aprendizado dessa língua em órgãos públicos e conscientizar sobre a necessidade de sua utilização. Ao final das discussões regimentais, o PL 64/2021 foi aprovado por unanimidade e seguiu para sanção do Poder Executivo.

Segundo o texto legal, a campanha viabilizará o contato de tradutores e intérpretes de Libras com os servidores públicos e poderá ser divulgada por meio de palestras educativas, cartazes, folhetos e cartilhas explicativas sobre os sinais de Libras mais utilizados, além de seu alfabeto.

Ao justificar sua iniciativa, o autor explicou que aprender a Língua Brasileira de Sinais é fundamental para se construir uma sociedade mais inclusiva. Segundo IBGE, cerca de 10 milhões de pessoas apresentam deficiência auditiva, o que equivale a 5% da população do país.  

Vinícius Queijinho argumentou que, em Leopoldina, uma parcela considerável da população enfrenta dificuldades, principalmente no acesso a repartições públicas, onde os servidores não foram preparados para se comunicarem através de sinais.  Além disso, os impactos da pandemia de Covid-19 prejudicaram ainda mais a comunicação com os surdos, pois a máscara impede a leitura labial.

Por fim, o autor do projeto reiterou que o aprendizado de Libras faz com que a sociedade seja mais receptiva e dê acesso e oportunidades às pessoas com deficiência auditiva.

O início de seu mandato o vereador já se manifestado a respeito do assunto em forma de indicação ao prefeito. Veja no link abaixo:

 
Vinicius Queijinho propõe a inclusão de intérprete de libras em eventos oficiais do Município

Fontes> Portal da Câmara Municipal de Leopoldina e Arquivo do Jornal Leopoldinense
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »