28/09/2014 às 20h11min - Atualizada em 28/09/2014 às 20h11min

COPASA substitui cerca de mil hidrômetros em Leopoldina

No sentido de atender à Portaria 246, de 17 de outubro de 2000, do Inmetro, que recomenda  a troca periódica dos equipamentos, em intervalos não superiores a cinco anos, o Programa de Melhoria de Qualidade da Micromedição da Copasa levou a empresa a iniciar a substituição de seus hidrômetros em todo o Estado. Segundo um funcionário da Copasa, em Leopoldina serão substituídos cerca de 1000 hidrômetros.

Como qualquer aparelho de precisão, o hidrômetro, equipamento que informa, instantaneamente, o volume de água utilizado, promovendo justiça tanto para quem distribui quanto para quem recebe a água, está sujeito a desgastes que podem comprometer seu bom funcionamento, o que motivou a resolução do Inmetro.

Manutenção
De acordo com a direção da companhia, para manter elevado o padrão da prestação de seus serviços e o nível de satisfação de seus clientes e, ainda, garantir a medição correta do volume da água consumida nos imóveis, a Copasa executa, rotineiramente, manutenções corretivas e preventivas em seu parque de hidrômetros. A execução desse serviço é de total responsabilidade da companhia e não acarreta nenhum ônus para o consumidor.

A manutenção corretiva corresponde à substituição dos aparelhos que apresentam algum impedimento de apuração do volume como vazamentos, ou que estejam parados, danificados ou com vidros embaçados. A manutenção preventiva tem como alvo os aparelhos antigos e/ ou tecnologicamente defasados.

Vários tipos de hidrômetros são utilizados pela companhia, conforme sua necessidade e característica. São adquiridos de fabricantes diversos e certificados pelo Inmetro, com laudo de verificação metrológica.

Acompanhamento
Para acompanhar o consumo mensal de água, o consumidor deve anotar os números registrados no hidrômetro, desprezando o último, na cor vermelha. Depois, subtrair este número pela leitura registrada no mês anterior, que está no campo "leitura atual" da conta. O resultado significa o consumo de água no período entre as duas datas. Essa conferência pode ser feita na periodicidade de preferência do consumidor.

Fonte: COPASA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »