29/09/2014 às 11h54min - Atualizada em 01/10/2014 às 08h30min

Reciclagem de pneus em Leopoldina

Secretaria de Saúde de Leopoldina e Reciclanip são parceiros na sustentabilidade

Homens da Reciclanip carregando a carreta.

Leopoldina é a única cidade da região que possui um Eco Ponto, ou seja, um lugar para onde são recolhidos todos os tipos de pneus que serão destinados em reciclagem. Com esta iniciativa a Secretaria de Saúde firmou uma parceria com a Reciclanip para a busca e a utilização desses pneus.

Esta semana, a Reciclanip enviou uma carreta para recolher aproximadamente 2.000 pneus que serão reaproveitados. Uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

A Secretaria de Saúde e Reciclanip demonstram com esta parceria a responsabilidade com as questões ambientais e com o estabelecimento de condições que permitam o desenvolvimento sustentável, valorizando, sobretudo, a preservação da natureza e a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Fonte: Wendel Nogueira-Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »