19/01/2022 às 09h58min - Atualizada em 19/01/2022 às 09h58min

Faleceu aos 85 anos o músico e radialista Wagner Nogueira da Silva

Ele tocou na Leopoldina Orquestra, Lira Primeiro de Maio e foi locutor e gerente da Rádio Sociedade Leopoldina, a famosa ZYK-5

Waguinho em apresentação da Lira Primeiro de Maio (Foto: Luciano Baía Meneghite)
Faleceu nesta quarta-feira,19 de janeiro,em Leopoldina  o ex-radialista e músico Wagner Nogueira da Silva, o popular Waguinho.

Um pouco de sua história por Luciano Baía Meneghite


Vaguinho, quando dirigia a Rádio Leopoldina - Década de 70

(Fotografia gentilmente cediad por Kátia Méscolin Nogueira)


O conheci como o baixinho simpático que passava aos fins de semana na porta de minha casa recolhendo donativos para a Campanha do Quilo do Movimento Espírita. Sempre parava para contar algum caso ou perguntar pelo “Bigode”, como chamava meu pai Luiz Otávio, apesar deste já não mais usar bigode há alguns anos. Na verdade já o conhecia de vista, ou melhor, de ouvido nas apresentações da Lira Primeiro de Maio. Nos últimos anos, registrando para o jornal Leopoldinense algumas dessas apresentações, ou mesmo o encontrando pela rua, passei ouvir algumas dessas histórias e estórias. Como eu prefiro ouvir a falar, percebi serem muitas.


Wiliam Albuquerque (Bite), Serginho e Bira Barroso; Jesse James, Waguinho, José Mauro Barbosa Junqueira, Oscar Dornelas e José Jairo Werneck. na "Hora do Rock" nos portões do parque de Exposições.


Wagner Nogueira, o “Waguinho” nasceu na vizinha Santana de Cataguases em 23 de setembro de 1936, filho de Francisco José Nogueira “Chiquinho Bombeiro” e Anatália de Oliveira Nogueira. Músico desde os nove anos de idade, Waguinho passou a infância e juventude entre Santana, Laranjal, Muriaé e Rio de Janeiro. Veio para Leopoldina em 1959. Aqui foi funcionário do antigo Banco Ribeiro Junqueira, depois Nacional. Com a irmã cantora Zezé participou da segunda formação da Leopoldina Orquestra, do grupo musical Sachas, entre outros. Nos anos 60 foi locutor na Rádio Sirena e foi na Rádio Sociedade Leopoldina ZYK-5, em seu dominical “Hora do Rock” que Sergio Lima Freire passou a ser conhecido como “Serginho do Rock”, grande compositor leopoldinense. Waguinho Chegou a ser gerente da emissora no final da década seguinte. Participou também da fundação da Rádio Cidade Leopoldina 104,3 FM.

A Leopoldina Orquestra na década de 1960: Manoel Monteiro, Vanir Rodrigues, Moacir, Zezé, Jaime, Bianor, Maestro Beleza, Maestro Chiquinho, Antônio, Elpídio, Wagner, Ataíde, Zé Guarda e Rubens Brando.  
( Fotografia gentilmente cedida pelo saudoso Albino Montes )

Casado com Irene, com a qual teve os filhos Alexandre Mescolin, também radialista e Kátia Mescolin, funcionária pública e que também atuou como locutora. Ao lado do irmão Eraldo, talentoso percussionista, ainda pôde ser visto nos últimos anos se apresentando esporadicamente na Lira Primeiro de Maio, fundada em 1975 pelo pai deles, o maestro Chiquinho Nogueira. O outro irmão Paulo também é músico.

Grupo Sachas, sucesso na região entre as décadas de 1960/70: Waguinho Nogueira (sax), David (Crooner), (NI), Vanir Rodrigues (teclado) e Bianor (Guitarra baixo)
(Autor desconhecido/jornal Leopoldinense)


Leopoldina que homenageia tantas figuras no mínimo controversas, algumas que sequer devem saber onde fica a cidade, deveria ter homenageado Wagner Nogueira. Não posso falar por ele, mas acho melhor que medalhas ou títulos, seria que a cidade não deixasse a Lira Primeiro de Maio morrer. Uma das tristezas de Waguinho, assim como os demais músicos era ver a Banda praticamente à míngua, sem ensaios, sem formação de novos músicos por absoluta falta de condições financeiras.

Waguinho em uma de suas últimas apresentações na Lira Primeiro de Maio em dezembro de 2018



O velório foi aconteceu nesta quarta-feira, 19 de janeiro, no horário de 10:00 às 12:00 horas e o sepultamento logo em seguida no Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo de Leopoldina.

Leia também:


WAGUINHO – VOZ MARCANTE, PERSONAGEM CONTAGIANTE

Agora eu sei onde a banda toca
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »