30/09/2014 às 08h23min - Atualizada em 30/09/2014 às 08h23min

IF Sudeste MG assina convênio inédito com a Polícia Militar

Parceria vai oferecer curso técnico de Meio Ambiente a distância para policiais

As aulas de Meio Ambiente serão oferecidas pelo Câmpus Rio Pomba a militares pré-selecionados.

Nesta terça-feira, dia 30/9, às 10:00 horas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) firma parceria inédita com a Polícia Militar. Durante a comemoração do aniversário da 4ª Companhia Independente de Meio de Ambiente e Trânsito, em Juiz de Fora, representantes das duas instituições vão assinar o convênio para o início de um curso técnico a distância.

 

As aulas de Meio Ambiente serão oferecidas pelo Câmpus Rio Pomba a militares pré-selecionados. As equipes serão divididas em dois pólos: JF e Cataguases. A expectativa é que, em breve, outras regiões mineiras também possam capacitar seus policiais por meio do convênio. “Há grande possibilidade de expandirmos essa parceria para todas as regiões do estado de Minas Gerais que estejam interessadas”, explica o coordenador geral de Educação Aberta e a Distância do Câmpus Rio Pomba, Onofre Barroca de Almeida Neto.

 

A sugestão de fazer uma formação específica para os policiais que lidam diariamente com as questões do meio ambiente surgiu de uma reunião entre o diretor geral do Campus, Arnaldo Prata Neiva Júnior, e o comandante da 4ª Região da PM, coronel José Geraldo de Lima. “Ele abraçou imediatamente a ideia e, na semana seguinte, enviou um representante da corporação a Rio Pomba para tratar do convênio”, lembra Arnaldo. A parceria será formalizada na solenidade que acontece a partir das 10h, na sede da Companhia, localizada no Poço D´Anta, em Juiz de Fora.

 

Estrutura

 

O curso que será dado aos policiais é o mesmo já oferecido pelo IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba aos alunos do ensino a distância. Durante três semestres, os estudantes têm aulas de disciplinas gerais – como Português, Inglês, Matemática e Estatística – e específicas – Ecologia dos Ecossistemas, Química Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. “O curso ofertado será o mesmo que temos a distância, não havendo adaptações. Acredito que os policiais poderão questionar os professores sobre os assuntos pertinentes à profissão e função deles na PM. Terão todo o respaldo e orientação de nosso corpo docente, que poderá direcionar os estudos de acordo com os interesses demonstrados”, explica Onofre.

 

Além de Meio Ambiente, o Câmpus Rio Pomba oferece cursos técnicos a distância nas áreas de Agroecologia, Alimentos, Gerência em Saúde, Logística, Rede de Computadores, Secretaria Escolar e Zootecnia. As aulas são, em sua maioria, desenvolvidas em ambiente virtual. Porém há encontros presenciais em polos distribuídos em todo o estado de Minas Gerais (Além Paraíba, Alfenas, Barbacena, Boa Esperança, Carangola, Cataguases, Juiz de Fora, Lima Duarte, Muriaé, Ponte Nova, Porteirinha, Rio Pomba, São João Nepomuceno, Ubá e Visconde do Rio Branco).

 

Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »