26/01/2022 às 17h35min - Atualizada em 26/01/2022 às 17h35min

Acordo de Cooperação Técnica com Copasa vai auxiliar em melhorias de estradas rurais de Leopoldina

O óleo diesel que abastece as máquinas e equipamentos da Prefeitura será custeado pela concessionária.

Com informações de Eder Alves (*)
Prefeitura tem responsabilidade na manutenção de centenas de quilômetros de estradas rurais
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, assinou na manhã de terça-feira, 24 de janeiro, o Plano de Trabalho e o Acordo de Cooperação Técnica entre a Copasa e o município de Leopoldina.

Pelo acordo, a Companhia custeia o abastecimento de óleo diesel das máquinas e dos equipamentos da Prefeitura, utilizados nos serviços de manutenção e melhorias das estradas contempladas na área de atuação do Programa Pró-Mananciais.

Entre as diversas ações promovidas pelo Pró-Mananciais nas cidades onde já foi implantado, está a adequação das estradas rurais na área das bacias de captação de água para abastecimento.  Em Leopoldina, município que integra a Gerência Regional Ubá (GRUA), os trabalhos estão acontecendo na comunidade dos Coelhos.

A ação consiste na limpeza da vegetação e na abertura de bacias de captação de enxurrada às margens das estradas; conformação do leito para direcionar a caída de água para as laterais das vias, evitando a formação de poças d’água no centro, e execução de lombadas e cascalhamento em pontos críticos, com maior declividade e/ou de fácil formação de lama.

Criado pela Copasa em 2017, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

Participaram do encontro o Técnico Socioambiental da Copasa, Marco Luiz Teixeira, a Secretária de Obras, Laura Domiciano e o Vice-Prefeito, Totonho Pimentel.

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »