02/02/2022 às 09h35min - Atualizada em 02/02/2022 às 09h35min

Pontes continuarão a ser feitas de madeira na zona rural de Leopoldina

Prefeito disse em campanha que “nossas pontes rurais continuam sendo construídas de madeira, material que, nestas condições, tem uma duração muito curta”.

Luiz Otávio Meneghite
O município tem centenas de pontes de madeira como esta.(Kalon Moraes)
A Pregoeira Oficial.da Prefeitura de Leopoldina Karine Louzada Gomes Namorato,  vai presidir pregão eletrônico no dia 14 de fevereiro de 2022, às 09:00 horas, no site www.compras.gov.br  link licitação do tipo menor preço por item, visando a contratação de empresas para o fornecimento de pranchões e vigas de eucalipto tratado para atender a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento nas reformas de pontes de madeira do Município e seus Distritos, durante o exercício de 2022. O anúncio do pregão foi publicado na edição nº 3189 no dia 31/01/2022 do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

O pregão revela que a decisão contraria o sonho do prefeito, que durante a campanha eleitoral que culminou com a sua eleição, assim se expressou em entrevista exclusiva ao Jornal Leopoldinense: “Por incrível que se possa parecer, nossas pontes rurais continuam sendo construídas de madeira, material que, nestas condições, tem uma duração muito curta”, disse.

O Município de Leopoldina

Um dos maiores municípios da Zona da Mata com milhares de quilômetros de estradas rurais distribuídas na extensa área de 942,7 quilômetros quadrados, o território de Leopoldina em fronteiras limítrofes com 12 outros municípios de seu entorno.
 
Limita-se ao norte com Cataguases, a nordeste com Laranjal, a leste com Recreio, a sudeste com Pirapetinga e Estrela Dalva, ao sul com Volta Grande e Além Paraíba, a sudoeste com Santo Antônio do Aventureiro, a oeste com Argirita e São João Nepomuceno e a noroeste com Descoberto e Itamarati de Minas.
 
O que disse o atual prefeito durante a campanha eleitoral

Durante a campanha eleitoral de 2020, o Jornal Leopoldinense entrevistou todos os candidatos ao cargo de prefeito de Leopoldina, oferecendo a eles as mesmas perguntas e o mesmo espaço. Vejam a seguir como se manifestou o prefeito eleito Pedro Augusto Junqueira Ferraz na ocasião:
 
JL - Como ajudar o pequeno agricultor e que propostas o senhor tem para o homem do campo?

Pedro Augusto – Sou apaixonado pela área rural. Mesmo quando trabalhava no BDMG, sempre desenvolvi minhas atividades rurais e obtive, graças a Deus, sucesso em todas elas. Depois de Juiz de Fora, somos o maior município em área territorial da Zona da Mata mineira. Hoje a área rural está abandonada, com estradas em péssimas condições. Por incrível que se possa parecer, nossas pontes rurais continuam sendo construídas de madeira, material que, nestas condições, tem uma duração muito curta. A má conservação de estradas e a maneira errada de construção de pontes mostram o quanto a nossa área rural está esquecida. Precisamos quebrar paradigmas e rever toda a política de atenção ao homem do campo. Como nosso município ainda tem nesta área o seu maior sustentáculo, considero que a área rural é fundamental. Por isso, o meu projeto é fazer uma verdadeira revolução de apoio e incentivo ao produtor rural. É necessária a implantação de novas culturas no município, principalmente a fruticultura, e incentivar a pecuária de leite e de corte. Temos também que ajudar o pequeno produtor e a agricultura familiar, a fim de desenvolver a produção de hortaliças e alimentos na nossa região. Temos que desenvolver também projetos para avicultura – inclusive, temos em Leopoldina uma granja produtora de ovos que é a maior produtora de ovos da Zona da Mata mineira, mostrando de forma clara que esses projetos são viáveis e possíveis de serem implantados. Eu tenho terra no sangue, e se eu vier a ser prefeito da minha terra, a área rural será assistida como merece: de maneira digna e correta. 
      
Fontes> Arquivo do Jornal Leopoldinense, Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Wikipédia


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »