06/02/2022 às 13h56min - Atualizada em 06/02/2022 às 13h56min

Desmembramento de secretarias municipais foi medida acertada

As fusões anteriormente feitas travaram o desenvolvimento dos setores e não garantiram bons resultados diante das demandas das pastas envolvidas

Luiz Otávio Meneghite
Alexandre Carlos Moreira, novo secretário de Cultura com o prefeito Pedro Augusto (Foto: PML)
Quando emitimos nossa opinião em publicação feita no site do Jornal Leopoldinense no dia 23 de novembro de 2021, criticando o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz pela fusão algumas secretarias municipais, o nosso objetivo foi o de alertá-lo para as demandas dos setores envolvidos, o que na prática impediria o desenvolvimento do que ele tinha planejado para o seu mandato à frente do Município de Leopoldina.
 
Dissemos naquela oportunidade que todos podem errar e acertar. Podem, principalmente, corrigir os erros quando constatados. Observamos que o momento que o mundo vive, vítima da pandemia da Covid-19, muitas coisas devem ser repensadas, principalmente na gestão municipal. Talvez, nós do Jornal Leopoldinense estejamos errados, mas não escondemos a nossa opinião.
 
Um passo atrás e acertado
 
Separar a secretaria de Esporte, Lazer e Turismo da secretaria de Cultura foi um passo acertado do prefeito. Os dois profissionais escolhidos: Hudson Rodrigues de Jesus e Alexandre Carlos Moreira são competentes e altamente reconhecidos pelos trabalhos realizados na iniciativa privada.
 
Especialista em esportes, Hudson vê sair de seus ombros um peso da responsabilidade que o impediria de exercer com desenvoltura a gestão que lhe foi confiada. Alexandre Carlos Moreira também já demonstrou suas qualidades no setor cultural, que domina com ampla facilidade. Mas existe um detalhe a ser considerado:  ambos vão precisar de equipes para sustentação de suas ações nas Pastas sob suas responsabilidades.
 
Ainda tem mais a corrigir
 
A fusão da secretaria de Serviços Urbanos com a secretaria do Meio Ambiente, talvez fosse mais acertada se ocupadas por profissionais técnicos de cada área como o próprio prefeito mencionou em entrevista exclusiva concedida ao Jornal Leopoldinense durante a campanha eleitoral em 2020. A escolha de Antônio Félix de Oliveira para a secretaria de Serviços Urbanos não poderia ser mais acertada, dada a experiência acumulada por ele na área.
 
Mas, a fusão com a secretaria de Meio Ambiente tira a mobilidade que poderia ter o setor. Sabemos, e o prefeito também deve saber, que o quadro de pessoal do Município de Leopoldina possui engenheiros ambientais (no plural) que são funcionários efetivos e capacitados, mas em desvio de função e não precisa ser feito recrutamento amplo. É só procurar lá dentro que acha.
 
Outro ponto importante, senhor prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz,: não basta desmembrar, tem que dar condições de funcionar. A caneta que lhe foi confiada pela população aguarda ser utilizada para isso. E o tempo voa! Dos quatro anos de seu mandato, o primeiro já se foi e restam menos de três anos pela frente.

Matérias relacionadas:


Alexandre Carlos Moreira é novo Secretário de Cultura de Leopoldina

Hudson Rodrigues de Jesus é o novo Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »