06/02/2022 às 13h26min - Atualizada em 06/02/2022 às 13h26min

Após críticas, placas exaltando escravocrata são retiradas de rua em Leopoldina

Luciano Baía Meneghite
Placas foram retiradas para substituição. (Foto: Luciano Baía Meneghite)
O Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Obras de Leopoldina vinha instalando nos últimos dias algumas placas no centro da cidade. Tais placas, além dos nomes de ruas e praças, contém dados biográficos dos homenageados e o CEP  dos respectivos  logradouros.

O que a princípio era uma boa iniciativa, acabou gerando polêmica.

Na inscrição relativa ao Barão de Cotegipe que nomeia a principal via pública da cidade constava:

“João Maurício Wandeley, político brasileiro. Conservador do Segundo Reinado. Foi considerado um dos mais notáveis estadistas brasileiros”.

Inscrição abaixo do nome da rua foi alvo de muitas críticas (Foto: Câmara Municipal de Leopoldina)

Levando em consideração a diferença de visão do século XIX e XXI, soou muito mal o tom elogioso ao ministro e senador do império contrário à abolição da escravatura.  

Na sexta-feira, 04/02 fiz uma postagem crítica em minha página pessoal no Facebook. Tal postagem teve considerável repercussão, sendo seguida de muitos comentários e novas postagens de professores, advogados, políticos e militantes do movimento negro.

As opiniões em sua maioria mostravam incômodo pelos termos escolhidos para descrever o polêmico personagem. Outras reforçavam a questão levantada nos últimos tempos de possível mudança do nome da rua. Uma minoria dizia ser esta uma questão irrelevante, sem, contudo, defenderem abertamente os termos escritos nas placas.

No dia seguinte a prefeitura retirou as placas da rua para substituição.

Para alguns, um fato sem maior importância, mas é relevante, pois mesmo que a iniciativa da inscrição reproduzida nas placas tenha sido feita apenas por desconhecimento histórico, a reação da sociedade é bom sinal.

Abaixo algumas das críticas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »