09/02/2022 às 09h40min - Atualizada em 09/02/2022 às 09h40min

Rodrigo Pimentel sugere que COPASA assuma abastecimento de água em Tebas

Ele sugeriu ao Poder Executivo que faça estudos sobre a possibilidade de a COPASA assumir o tratamento e o abastecimento de água no distrito.

Distrito de Tebas (Foto de João Gabriel Baia Meneghite)
Um assunto recorrente na Câmara Municipal é a qualidade dos serviços de abastecimento de água nos distritos. Este tema voltou a ser discutido na reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira, dia 07 de fevereiro de 2022.

O vereador Rodrigo Pimentel foi o autor da Indicação nº 03, na qual sugere ao Poder Executivo que estude a possibilidade de que o abastecimento e tratamento de água do distrito de Tebas passem a ser realizados pela COPASA.

Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar lembrou que são constantes as reclamações dos moradores de Tebas em relação ao abastecimento e à qualidade da água. Rodrigo Pimentel defendeu a realização de uma audiência pública, com a participação da população, pois a implantação da COPASA vai gerar custos que serão assumidos pelos moradores. Ele comentou que muitos dos problemas que são relatados atualmente no distrito poderão ser solucionados com a presença da COPASA.


Vista aérea de Piacatuba
 (Foto: João Gabriel Baia Meneghite)

O problema em Piacatuba

Durante a discussão da matéria, José do Carmo Fófano lembrou que já havia elaborado uma indicação neste sentido para Piacatuba, pois o distrito realiza anualmente um grande evento gastronômico que não pode ser prejudicado em virtude de problemas de abastecimento de água. O vereador afirmou que tem percebido um aumento na construção de piscinas, que vem gerando dificuldades de fornecimento de água nas partes mais altas dos distritos.  

A população deve ser ouvida

Edvaldo Franquido Donato do Vale também defendeu a realização de uma audiência pública nos distritos onde há registros de problemas com água. Ele alertou que, como não há custo com o fornecimento da água, a população acaba provocando desperdício. O vereador lembrou que já houve uma audiência pública em Tebas e a população manifestou-se contrária à concessão para a COPASA.

Bernardo Guedes informou que esteve visitando Tebas e ficou preocupado com a forma amadora de abastecimento de água no distrito. Ele sugeriu a realização de consulta popular também nos demais distritos e defendeu ainda o incentivo à população para o consumo racional, sem desperdícios.

Ivan Nogueira elogiou a proposição apresentada e citou que, na Legislatura passada, foi realizada uma audiência pública em Ribeiro Junqueira e a população manifestou-se contrária à implantação da COPASA. Já Vinicíus Queijinho disse que considera importante ouvir a população antes de tomar qualquer medida e informou que, nos últimos dias, houve problemas de abastecimento de água nos bairros Bela Vista, Nova Leopoldina, Tomé Nogueira e Cidade Alta.

Ao final das discussões, a Indicação nº 03/2022 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio de José Augusto Cabral, José do Carmo Fófano, Vinicius Queijinho, Valdilúcio Malaquias, Gilmar Pimentel, Edvaldo Franquido Donato do Vale, Elileia Santos Correa e Maria Inês Xavier.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina

Matérias relacionadas:


2017 - Waldair quer discutir a possibilidade do abastecimento d’água de Tebas ser assumido pela COPASA

2021 - José do Carmo pede serviços da COPASA em Piacatuba


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »