01/10/2014 às 11h10min - Atualizada em 01/10/2014 às 11h10min

Queda de Marina e briga pelo 2º lugar em aberto

Diferença entre a candidato do PSB e o candidato do PSDB, Aécio Neves, é de no máximo seis pontos

Carta Capital
Aécio e Marina Acirra a disputa entre Aécio e Marina Silva.(Montagem: Vagner Campos/ MSILVA Online)

As duas novas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta terça-feira 30 confirmam uma tendência de queda da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. Tanto no levantamento do Datafolha quanto no do Ibope a diferença de pontos entre Marina e o candidato do PSDB, Aécio Neves, diminuiu. Com isso, a disputa por uma vaga em um eventual segundo turno, contra a presidenta e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, está em aberto.

No Ibope, a diferença entre Marina e Aécio é de seis pontos, já que a ex-senadora caiu de 29% para 25% enquanto que o tucano permanece com os mesmos 19% do levantamento anterior. Já a presidenta Dilma cresceu um ponto percentual e está 14 pontos na frente de Marina, com 39% da preferência do eleitorado.

No Datafolha, cinco pontos percentuais separam os candidatos na briga pelo segundo lugar. Isso porque, de acordo com o levantamento deste instituto, Marina Silva oscilou para baixo na margem de erro, de 27% para 25%, enquanto que Aécio Neves oscilou dois pontos percentuais para cima e alcança neste momento 20% das intenções de voto. A liderança é da petista, que tem uma vantagem de 15 pontos sobre o segundo colocado. É que ela manteve os mesmos 40% da semana anterior.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 203 municípios, entre os dias 27 e 29 de setembro, enquanto o Datafolha entrevistou 7.520 eleitores entre 29 e 30 de setembro. A margem de erro de ambos os institutos é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na segunda-feira 29, o Vox Populi havia divulgado uma pesquisa em parceria com a Record na qual o resultado era parecido. Dilma tinha 16 pontos de vantagem sobre Marina Silva - 40% a 24%, enquanto Aécio Neves aparecia com 18%.

Segundo turno

Os levantamentos de Ibope e Datafolha para um eventual segundo turno são parecidos: Dilma abriu vantagem sobre Marina nos dois resultados. Na simulação do Ibope com Dilma e Marina, a petista passou de 41% para 42% e a ex-ministra do Meio Ambiente caiu de 41% para 38%. Ainda assim, como a margem de erro é de dois pontos percentuais, as duas estariam empatadas tecnicamente. Mas, no Datafolha, Dilma superou a margem de erro e venceria a disputa se as eleições fossem hoje. Ainda em uma simulação entre Dilma e Marina, a presidenta passou de 47% para 49%. Já a ex-senadora teve queda de 43% para 41%.

Numa simulação entre Dilma e Aécio, para o Ibope, o resultado seria: a presidenta com 45% e o tucano com 35%. No levantamento do Datafolha, a mesma disputa terminaria com a petista em 50% e o ex-senador em 41%.

No Vox Populi, Dilma venceria Marina Silva por 46% a 39%. Contra Aécio, ganharia por 48% a 38%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »