04/03/2022 às 09h11min - Atualizada em 04/03/2022 às 09h11min

Nova norma apoiará a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em Prefeituras

Documento integrará os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU aos indicadores qualitativos da gestão municipal

Celso de Souza e Daniela Nogueira (*)
Associação Brasileira de Normas Técnicas (Wikipédia, a enciclopédia livre)
A recuperação econômica, geração de empregos e atender aos mais vulneráveis são apontados como os principais desafios para as Prefeituras em 2022, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Diante desse cenário de incertezas, aumenta a demanda por parte dos gestores públicos por ferramentas que possam auxiliar na tomada de decisões.
 
Para apoiar as Prefeituras a implementarem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que atenda aos anseios e expectativas dos cidadãos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas -- ABNT promove no dia 22 de março, às 9h30, evento online de lançamento da norma ABNT NBR ISO 18091:2022 -- Sistema de Gestão da Qualidade - Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001 em prefeituras. Para participar é necessário realizar a inscrição pelo  link.
 
A nova norma contribuirá com as Prefeituras para a identificação das reais necessidades do município, aproximando-as dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que passam a ser integrados aos indicadores qualitativos do estágio da gestão municipal: sociais, ambientais, econômicos e de governança. 
 
ABNT NBR ISO 18091:2022 prevê ainda orientações às Prefeituras para a realização de ações planejadas, bem estruturadas, e continuamente avaliadas e melhoradas como aquelas da,já conhecida e adotada por diversas empresas em todo o Mundo, a norma ABNT NBR ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade -- Requisitos.
 
“A ABNT como representante oficial no Brasil da ISO -- Organização Internacional de Normalização, se sente honrada de poder contribuir com o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis por meio da implantação de um sistema de gestão reconhecido internacionalmente”, afirma o presidente Mario William Esper.
 
A publicação da norma é fruto de um amplo trabalho realizado pelo Comitê Brasileiro da Qualidade da Associação Brasileiro de Normas Técnicas -- ABNT/CB-25, junto à ISO para editar, revisar e traduzir a norma internacional ISO 18091.
 
O documento estará disponível após o lançamento e poderá ser obtida pelo ABNT Catálogo 
 
Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.
 
(*) FSB Comunicação


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »