12/03/2022 às 11h30min - Atualizada em 12/03/2022 às 11h30min

Centro Educacional Conhecer celebra 23 anos de aniversário

Localizada na Rua Dom Aristides, nº 67, na Vila Esteves, atende estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Sueli Cunha dos Santos Muniz
“Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. ” Rubem Alves.
 
Com esta citação do grande mestre Rubem Alves, gostaríamos de contar um pouco da linda história desta escola que é tão amada por professores, funcionários e pela comunidade escolar.
 
Inaugurada no ano de 1999, o Centro Educacional Conhecer, comemora em 2022 seus 23 anos. Localizada na Rua Dom Aristides, nº 67, bairro Esteves, atende estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
 
Tendo seu trabalho norteado pelo compromisso de ser uma escola inovadora comprometida com a construção do conhecimento e sua socialização, a escola tem como princípio educativo o pensamento crítico com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da autonomia de seus estudantes. A origem do nome “Conhecer”, veio após uma pesquisa de campo realizada, tendo em vista que a educação do ser humano tem início no seu nascimento e prolonga-se por toda a sua vida e, como estamos na Era do Conhecimento, o nome CENTRO EDUCACIONAL CONHECER, condiz com a proposta da escola.
 
Neste ano de 2022, em meio às festividades do aniversário de 23 anos da escola, o clima entre professores e estudantes é de muita alegria por fazer parte da história da instituição. Para comemorar os 23 anos, foi proposta uma gincana, na qual a comunidade escolar foi envolvida nas atividades propostas.
 
O objetivo principal das atividades é fortalecer o sentimento de pertencimento e cuidado com a escola, bem como a valorização do papel desenvolvido por cada sujeito no processo educativo ao longo dos 23 anos.
 
As crianças tiveram um papel importante na escola para enriquecer as comemorações dessas duas décadas de compromisso com a educação, eles colaboraram na confecção de cartazes para montar um painel.
 
A filosofia da escola, é acreditar que essa parceria com os estudantes, incentivando o protagonismo, a autonomia e o sentimento de pertencimento são características que fazem do ambiente escolar um lugar de inclusão e acolhimento, onde as diferentes aprendizagens se tornam realmente significativas. Durante a semana, os estudantes ensaiaram o hino da escola, para apresentar no dia 11 de março, neste dia, contamos até com presença do artista circense Kadim. Foi um momento de muita alegria e descontração para todos as crianças. Houve momentos de mágicas e malabarismos e, para finalizar, cantou-se o parabéns para a escola.
 
O Conhecer é uma escola em que todos são protagonistas no processo de ensino aprendizagem (professores, funcionários, estudantes, famílias e equipe diretiva), tem um ambiente acolhedor que potencializa as habilidades e competências dos estudantes; trabalha norteada pelo respeito à educação, à autonomia, onde todos são seres em processo de aprendizagem.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »