09/04/2022 às 17h33min - Atualizada em 09/04/2022 às 17h33min

Sinalização de trânsito veio em boa hora, mas precisa ser respeitada

Uma campanha educativa com a ajuda da Polícia Militar seria oportuna e bem-vinda e ajudaria tanto condutores quanto pedestres.

Luiz Otávio Meneghite
Sinalização horizontal em cruzamento
Não há quem não tenha percebido a revitalização e a introdução de nova sinalização de trânsito, principalmente as horizontais onde são utilizadas cores bem chamativas nas travessias de pedestres e rotatórias na região central de Leopoldina, avançando para cruzamentos nos locais mais movimentados.

Deve-se creditar isso à vontade de fazer o trabalho, mas principalmente pela função estar sendo executada pela pessoa certa no lugar certo. O chefe do Departamento Municipal de Trânsito de Leopoldina, Iago Xavier, foi uma excelente escolha do prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Dedicado e atento às reivindicações da população e com uma equipe bem selecionada, o resultado de seu trabalho começa a receber merecidos elogios.

Segundo divulgação da Prefeitura de Leopoldina, os serviços de revitalização e adequação da sinalização viária horizontal no município, tem o principal objetivo de oferecer mais segurança para motoristas e pedestres. Os trabalhos contemplam pintura das faixas de pedestres, eixo central das vias, faixas de estacionamento e lombadas.  Neste momento as ações são executadas na região central e a promessa é de se estender a diversos pontos da cidade. Em comunicado à imprensa, a Prefeitura pede paciência aos motoristas que circulam pelas vias em manutenção.

Sinalização vertical nem sempre é obedecida


Atento a esse detalhe, o Jornal Leopoldinense vai mais além: não basta pedir paciência aos motoristas e sim conseguir uma parceria mais efetiva com a Polícia Militar, a quem cabe aplicar multas em quem não obedece a sinalização. Não basta apenas multar quem estaciona em local proibido e guinchar carros.

É comum motoristas não darem preferência a pedestres, embora a cortesia tenha aumentado a olhos vistos. 

Observa-se também a desobediência à sinalização que proíbe a conversão à direita ou à esquerda, mesmo com a sinalização bem visível em postes assentados pelo Departamento Municipal de Trânsito. Pasmem, muitos desses condutores infratores são (ou deveriam ser) portadores de CNH de profissionais. Isso baseado no tipo de veículo que dirigem com placa vermelha.

Também se observa o avanço de motociclistas em semáforos com a sinalização ainda com luz vermelha antes da contagem regressiva mostrar a luz verde. Outro grave problema apontado por leitores do Jornal Leopoldinense é a grande movimentação próxima a escolas nos horários de entrada e saída de alunos, notadamente nas localizadas na região central onde trafegam veículos levando e buscando alunos, sejam particulares, profissionais ou públicos.

Nesses locais, em tempos idos, um policial com apito organizava o trânsito. Basta meia hora por dia nos horários críticos para amenizar o problema. Não custa tentar. Afinal, com o preço dos combustíveis nas alturas, a ronda policial a pé poderia ser mais eficaz.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »