29/04/2022 às 16h21min - Atualizada em 29/04/2022 às 16h21min

José Henriques, de Cataguases, entre os vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O projeto Desburocratização e transformação do ambiente de negócios busca impulsionar a vocação empreendedora de Cataguases.

Vencedores ( Foto de Alessandro Carvalho)
Cataguases, Chapada Gaúcha, Conselheiro Pena, Couto de Magalhães de Minas, Divinópolis, Guimarânia, Paracatu e Uberaba são os municípios vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Juscelino Kubistchek. A cerimônia de premiação, realizada na manhã desta sexta-feira (29/04), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 200 convidados, entre os quais o governador Romeu Zema, prefeitos das 29 cidades finalistas da competição, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.
 
A XI edição do Prêmio recebeu a inscrição de 209 projetos, de 153 municípios. Na fase final, disputaram 32 trabalhos, de 29 cidades. Os oito vencedores foram: Divinópolis, na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Conselheiro Pena (Compras Governamentais); Cataguases (Desburocratização); Chapada Gaúcha (Empreendedorismo na Escola); Guimarânia (Governança Regional e Cooperação Intermunicipal); Uberaba (Inovação e Sustentabilidade); Paracatu (Cidade Criativa e Empreendedora) e Couto de Magalhães de Minas (Conceito, Serviços e Gestão Empresarial).
 
O maior prêmio municipalista brasileiro completa 21 anos, com o propósito de conhecer, reconhecer e premiar experiências que estão contribuindo para a melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor valoriza as boas práticas dos governos municipais que estimulam a formalização, o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, promovendo um desenvolvimento sustentável para o estado e, consequentemente, para o país.”, enfatizou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões, na abertura da cerimônia.
 
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a importância do trabalho que é feito nos municípios para incentivar os pequenos negócios. “Temos duas forças que são importantes ferramentas de desenvolvimento do país: os pequenos negócios e os municípios. E o Sebrae trabalha para potencializar essas forças que vão levantar o país e levá-lo o ao patamar de primeiro mundo.”
  
 Parcerias
 
Durante o evento também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A parceria visa estimular e implementar ações conjuntas de cooperação institucional para o compartilhamento de informações estratégicas, com foco no desenvolvimento regional, principalmente em temas relacionados a desburocratização, arranjo produtivo local, encadeamento produtivo e consórcios municipais.
 
Outra iniciativa anunciada na solenidade foi a doação de 220 notebooks para as Salas Mineiras do Empreendedor (SME), por meio do convênio entre o Sebrae Minas e a AMM. O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, destacou a importância estratégica das SME para o suporte aos empreendedores e melhoria do ambiente de negócios nos municípios. “Em muitos municípios, a Sala Mineira do Empreendedor se tornou a secretaria de desenvolvimento local”, pontuou.
  
Categoria Desburocratização
 
Município vencedor: Cataguases
 
Prefeito: José Inácio Peixoto Parreiras Henriques
 
O projeto Desburocratização e transformação do ambiente de negócios busca impulsionar a vocação empreendedora de Cataguases, na Zona da Mata mineira, facilitando a abertura de novos empreendimentos e a ampliação dos negócios já existentes no município. Cataguases regulamentou a lei da liberdade econômica, fez a dispensa de 701 atividades do alvará e demais licenças e também dispensou o MEI. Os empreendedores do município não precisam mais se deslocar até a prefeitura, pois todos os documentos são acessados via sistema interno. As próximas fases, já em andamento, são a extinção dos prazos de validade das licenças e a migração definitiva para o integrador estadual.
 




(*) Assessoria de Imprensa Sebrae Minas Regional Zona da Mata e Vertentes
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »