15/05/2022 às 13h16min - Atualizada em 15/05/2022 às 13h16min

Divulgada a programação oficial da Festa do Imigrante Italiano em Leopoldina

Objetivo principal é valorizar o patrimônio histórico e cultural vinculados à presença das famílias italianas em Leopoldina e região.

Com informações de Cristiano Fófano
Programação Festa do Imigrante Italiano 2022
A Comissão Organizadora da III Festa do Imigrante Italiano em Leopoldina, com o apoio do Comitato degli Italiani all’Estero - seção Minas Gerais, está convidando a população   a participar da III Festa do Imigrante Italiano, que será realizada entre os dias 17 a 22 de maio de 2022 em Leopoldina, Minas Gerais.

As festividades em homenagem às famílias de imigrantes italianos em Leopoldina estão sendo realizadas conjuntamente, desde 2018, pela Prefeitura Municipal e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina, em colaboração com outras instituições e órgãos do município.

O objetivo principal é preservar a memória e resgatar a história, trajetória, saberes e manifestações culturais das famílias que contribuíram, e ainda contribuem, para o desenvolvimento sustentável do antigo vilarejo de São Sebastião do Feijão Cru. Com isso, valoriza-se o patrimônio histórico e cultural vinculados à presença das famílias italianas em Leopoldina e região.

Esta terceira edição é promovida, pela primeira vez, com parcerias envolvendo o Com.It.Es MG, a Casa D`Itália de Juiz de Fora/MG, com o apoio do Consiglio Generale degli Italiani all'Estero – CGIE e IGR Serras e Cachoeiras, também com vistas a realização de estudos e potencialidades de divulgação posterior do projeto de turismo de raízes.

As festividades serão marcadas pelo hasteamento das bandeiras de Leopoldina, Minas Gerais, Brasil e Itália; por um roteiro gastronômico, uma bela noite italiana com canções e danças típicas, homenagens às famílias italianas, apresentação de livro, palestras, caminhada do imigrante e um animado “festival de macarronada na praça”.

O convite está assinado pelo prefeito municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, pelo Presidente da ACIL, Pedro Augusto Machado Monteiro, pelo presidente do Com.It.EsMG Dimitri Fazito, por Sandra Nicoli da Comissione Cultura Com.It. Es MG e pela Consigliera CGIE Silvia Alciati.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »