17/05/2022 às 14h08min - Atualizada em 17/05/2022 às 14h08min

Ato cívico marca a abertura da Festa do Imigrante Italiano em Leopoldina

O evento que tem por objetivo fomentar as tradições culturais e gastronômicas das famílias descendentes de italianos vai até o dia 22 de maio.

Foto de João Gabriel Baia Meneghite
Está aberta oficialmente a Festa do imigrante Italiano em Leopoldina. Foi realizado na manhã desta terça-feira, 17, no ‘Ginásio Leopoldinense’, um ato cívico, marcando a abertura oficial da III Festa do Imigrante Italiano, organizada Prefeitura de Leopoldina em parceria com a ACIL - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina.

A cerimônia contou  com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que participou da solenidade de hasteamento das bandeiras. Em seu discurso ele fez questão de ressaltar a importância da comemoração da data.
 
"Precisamos celebrar com entusiasmo a cultura italiana em nossa cidade. Os imigrantes italianos fazem parte do nosso povo, da história local e tem extrema identificação com nossas tradições. Este evento, que agora faz parte oficialmente do Calendário Nacional do Brasil, só reforça a importância da permanente lembrança do legado do povo italiano", destacou o prefeito.
 
"A ACIL representa diversos segmentos e vislumbra com o turismo de eventos mais um atrativo para economia local. Desde a primeira edição, os diretores da entidade buscam a interação com potenciais parceiros para a realização da festa, dividindo tarefas e unindo a comunidade em torno de um tema esquecido por muitos: a imigração italiana e a formação de muitas famílias leopoldinenses descendentes de imigrantes", destacou o presidente da ACIL, Pedro Augusto Machado Monteiro.
 
O evento que tem por objetivo fomentar as tradições culturais e gastronômicas das famílias descendentes de italianos vai até o dia 22.


Jairo Seoldo, diretor da ACIL, foi um dos idealizadores do evento
(Foto João Gabriel Baia Meneghite)
 
Atrações:

- Caminhada do Imigrante Italiano: Caminhos utilizados pelos italianos para as propriedades rurais e a sede da Colônia Constança
 
- Festival da Macarronada na Praça de Tebas: Apresentação culturais e gastronomia italiana

 -Noite de massas: Música ao vivo, homenagens, apresentação culturais e gastronomia italiana
 
Enviado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »