04/10/2014 às 00h00min - Atualizada em 04/10/2014 às 00h00min

Cabo eleitoral foi quem menos ajudou candidatos a conseguir votos

Luiz Otávio Meneghite

Nas eleições deste domingo, dia 5 de outubro, 15.248.681 eleitores mineiros estão aptos a votar e em Leopoldina o número de eleitores inscritos é de 40.051.

O Estado de Minas Gerais é formado por 853 municípios espalhados numa área territorial de 586.522,122 Km2. O município de Leopoldina está inserido numa área territorial de 943,076 Km2.

A representação política de Minas Gerais é formada pelo governador, pelo vice, 3  senadores, 53 deputados federais, vagas que estão sendo disputadas por 695 candidatos e 77 deputados estaduais, vagas que estão sendo disputadas por 1.198 candidatos. Nas eleições deste domingo, cada eleitor terá o direito de escolher o presidente da República, o governador do Estado, um senador, um deputado federal e um deputado estadual.

Fiz esta introdução com números disponibilizados pelo IBGE e pelo TSE para mostrar as dificuldades que os candidatos têm para chegar até os eleitores e convencê-los, apesar da grande variedade dos meios de comunicação disponíveis. Apostar no corpo a corpo é praticamente impossível. Então, eles têm que recorrer a todos os meios de comunicação possíveis, como a televisão, o rádio, a revista, o jornal, o carro de som, hoje com derivações para motocicletas e bicicletas com alto falante, os famosos santinhos, os familiares, os amigos e uma figura presente em todas as eleições, o cabo eleitoral, aquela pessoa que em época de campanha política, é contratada para tentar conseguir eleitores para votarem no candidato que o contrata.

Entre os cabos eleitorais vem se firmando cada vez mais a contratação a peso de ouro dos agentes compradores de votos e pseudo-lideranças comunitárias, entre as quais políticos com e sem mandato tentando arranjar um troco. Dependendo do peso político do cabo eleitoral ele custa em média em Leopoldina, R$25 mil podendo chegar até R$120 mil, segundo a ‘boca maldita’ das esquinas.

Mas, se o resultado da enquete do Jornal Leopoldinense Online refletir a realidade, a figura do cabo eleitoral está em declínio. A pergunta da enquete, que ficou disponível de 26/9 a 03/10 foi: ‘O que mais te ajudou a decidir seu voto? Vejam o resultado:

1º) Ainda não decidi.....................................................................................54,5%

2º) Televisão.................................................................................................13,6%

3º) Jornal e pedido direto do candidato.........................................................09,1%

4º) Pedido da família.....................................................................................04,5%

5º) Rádio, carro de propaganda, santinho e pedido de amigo.......................02,3%

6º) Cabo eleitoral...........................................................................................00,0%

Participaram da enquete 182 pessoas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »